INÍCIO
 
DESTAQUES
 
ÁREAS TEMÁTICAS
 
INDICADORES
 
MARCOS LEGAIS
 
RELATÓRIOS
 
BUSCAR
     
Ciência, Tecnologia e Inovação
Cultura
Meio Ambiente
Desenvolvimento e Sustentabilidade
Educação
Políticas para Segmentos Sociais
Planejamento Metropolitano e Rural
Saúde
Assistência Social
Gestão e Governança
Mobilidade
Segurança Pública
Esporte e Lazer
Infraestrutura
Educação
 
Órgão Realizações Fotos e Arquivos
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em abril/2015, o Centro de Educação da Primeira Infância - Cepi Olhos D Água, localizado na SHCGN 714, Área Especial - Plano Piloto. O centro é composto por 8 salas de aula, bloco de administração, bloco de serviços, 3 blocos pedagógicos, pátio coberto, anfiteatro e parquinho, com capacidade de atendimento a 150 crianças de 0 a 5 anos em período integral.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em abril/2015, o Centro de Educação da Primeira Infância - Cepi Aroeira, localizado na PIQ 03, Lote 01, Veredas - Brazlândia. O centro é composto por 8 salas de aula e possui 1.118,48 m², com capacidade de atendimento a 150 crianças de 0 a 5 anos em período integral.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em abril/2015, o Centro de Educação da Primeira Infância - Cepi João-de-Barro, localizado na Quadra 02, Conjuntos D/E, Lote F - Sobradinho. O centro é composto por 8 salas de aula, bloco de administração, bloco de serviços, 3 blocos pedagógicos, pátio coberto, anfiteatro e parquinho, com capacidade de atendimento a 150 crianças de 0 a 5 anos em período integral.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em agosto/2015, o Centro de Educação da Primeira Infância - Cepi Capim-Dourado, localizado na QNO 10, Área Especial A - Ceilândia. O centro é composto por 8 salas de aula, bloco de administração, bloco de serviços, 3 blocos pedagógicos, pátio coberto, anfiteatro e parquinho, com capacidade de atendimento a 150 crianças de 0 a 5 anos em período integral.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em setembro/2015, o Centro de Educação da Primeira Infância - Cepi Sucupira, localizado na QS 412, Área Especial - Samambaia. O centro é composto por 8 salas de aula, bloco de administração, bloco de serviços, 3 blocos pedagógicos, pátio coberto, anfiteatro e parquinho, com capacidade de atendimento a 150 crianças de 0 a 5 anos em período integral.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em abril/2015, o Centro de Educação da Primeira Infância - Cepi Pica-Pau Branco, localizado na QR 307, Área Especial - Samambaia. O centro é composto por 8 salas de aula, bloco de administração, bloco de serviços, 3 blocos pedagógicos, pátio coberto, anfiteatro e parquinho, com capacidade de atendimento a 150 crianças de 0 a 5 anos em período integral.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em abril/2015, o Centro de Educação da Primeira Infância - Cepi Angico, localizado na QN 503, Conjunto 12, Lote 01 - Samambaia. O centro é composto por 8 salas de aula, bloco de administração, bloco de serviços, 3 blocos pedagógicos, pátio coberto, anfiteatro e parquinho, com capacidade de atendimento a 150 crianças de 0 a 5 anos em período integral.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em abril/2015, o Centro de Educação da Primeira Infância - Cepi Buriti, localizado na QR 312, Conjunto D, Lote 01 - Santa Maria. O centro é composto por 8 salas de aula, bloco de administração, bloco de serviços, 3 blocos pedagógicos, pátio coberto, anfiteatro e parquinho, capacidade de atendimento a 150 crianças de 0 a 5 anos em período integral.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em abril/2015, o Centro de Educação da Primeira Infância - Cepi Jequitibá, localizado na Av. Jequitibá, Lote 935 - Águas Claras. O centro é composto por 8 salas de aula, bloco de administração, bloco de serviços, 3 blocos pedagógicos, pátio coberto, anfiteatro e parquinho, com capacidade de atendimento a 150 crianças de 0 a 5 anos em período integral.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em abril/2015, o Centro de Educação da Primeira Infância - Cepi Macaúba, localizado na QS 07, Rua 600, Lote 02 - Águas Claras. O centro é composto por 8 salas de aula, bloco de administração, bloco de serviços, 3 blocos pedagógicos, pátio coberto, anfiteatro e parquinho, com capacidade de atendimento a 150 crianças de 0 a 5 anos em período integral.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em abril/2015, o Centro de Educação da Primeira Infância - Cepi Canela-de-Ema, localizado na AR 15, Conjunto 08, Lote 01 - Sobradinho II. O centro é composto por 8 salas de aula, bloco de administração, bloco de serviços, 3 blocos pedagógicos, pátio coberto, anfiteatro e parquinho, com capacidade de atendimento a 150 crianças de 0 a 5 anos em período integral.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em março/2016, o Centro de Educação da Primeira Infância - Cepi Jacarandá, localizado na EQS 204/205, Lote B - Plano Piloto. O centro é composto por 8 salas de aula, bloco de administração, bloco de serviços, 3 blocos pedagógicos, pátio coberto, anfiteatro e parquinho, com capacidade de atendimento a 150 crianças de 0 a 5 anos em período integral.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em fevereiro/2016, o Centro de Educação da Primeira Infância - Cepi Araraúna, localizado na QR 103, Lote A - Santa Maria. O centro é composto por 8 salas de aula, bloco de administração, bloco de serviços, 3 blocos pedagógicos, pátio coberto, anfiteatro e parquinho, com capacidade de atendimento a 150 crianças de 0 a 5 anos em período integral.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em fevereiro/2016, o Centro de Educação da Primeira Infância - Cepi Gavião, localizado na SHIN QI 16, Lotes A e B - Lago Norte. O centro, que funciona como Jardim de Infância, é composto por 8 salas de aula, bloco de administração, bloco de serviços, 3 blocos pedagógicos, pátio coberto, anfiteatro e parquinho, com capacidade de atendimento a 416 crianças de 4 e 5 anos em dois turnos.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em agosto/2016, o Jardim de Infância 06, localizado na EQ 27/17 AE, Setor Oeste - Gama, com capacidade de atendimento a 360 crianças de 3 a 5 anos.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em fevereiro/2016, o Jardim de Infância 02, localizado na Quadra 805 - Cruzeiro Novo, com capacidade de atendimento a 168 crianças de 4 e 5 anos.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em fevereiro/2017, o Centro de Educação da Primeira Infância - Cepi Sagui, localizado na PIQ 02, Lote 02, Bairro Veredas - Brazlândia. O centro é composto por 8 salas de aula, bloco de administração, bloco de serviços, 3 blocos pedagógicos, pátio coberto, anfiteatro e parquinho, com capacidade de atendimento a 150 crianças de 0 a 5 anos em período integral.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em agosto/2017, o Centro de Educação da Primeira Infância - Cepi Flamboyant, localizado na Área Especial 01, Setor Sul - Brazlândia. O centro é composto por 8 salas de aula, bloco de administração, bloco de serviços, 3 blocos pedagógicos, pátio coberto, anfiteatro e parquinho, com capacidade de atendimento a 150 crianças de 0 a 5 anos em período integral.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em fevereiro/2017, o Centro de Educação da Primeira Infância - Cepi Mangabeira, localizado na QS 413, Área Especial 02 - Samambaia. O centro é composto por 8 salas de aula, bloco de administração, bloco de serviços, 3 blocos pedagógicos, pátio coberto, anfiteatro e parquinho, com capacidade de atendimento a 150 crianças de 0 a 5 anos em período integral.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em fevereiro/2017, o Centro de Educação da Primeira Infância - Cepi Cutia, localizado na QS 127, Área Especial 01 - Samambaia. O centro é composto por 8 salas de aula, bloco de administração, bloco de serviços, 3 blocos pedagógicos, pátio coberto, anfiteatro e parquinho, com capacidade de atendimento a 150 crianças de 0 a 5 anos em período integral.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em agosto/2017, o Centro de Educação da Primeira Infância - Cepi Capim-Estrela, localizado na QS 613, Área Especial 02 - Samambaia. O centro é composto por 8 salas de aula, bloco de administração, bloco de serviços, 3 blocos pedagógicos, pátio coberto, anfiteatro e parquinho, com capacidade de atendimento a 150 crianças de 0 a 5 anos em período integral.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em fevereiro/2017, o Centro de Educação da Primeira Infância - Cepi Perdiz, localizado na SHIN QI 13, Lotes E e F - Lago Norte. O centro é composto por 8 salas de aula, bloco de administração, bloco de serviços, 3 blocos pedagógicos, pátio coberto, anfiteatro e parquinho, com capacidade de atendimento a 150 crianças de 0 a 5 anos em período integral.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em agosto/2017, o Centro de Educação da Primeira Infância - Cepi Rosa-do-Cerrado, localizado na QS 07, Lote 10 - Águas Claras. O centro é composto por 8 salas de aula, bloco de administração, bloco de serviços, 3 blocos pedagógicos, pátio coberto, anfiteatro e parquinho, com capacidade de atendimento a 150 crianças de 0 a 5 anos em período integral.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em abril/2017, o Centro de Educação da Primeira Infância - Cepi Pinheirinho Roxo, localizado na Quadra 300, Conjunto 17 A, Lote 01 - Recanto das Emas. O centro, que funciona como Jardim de Infância, é composto por 8 salas de aula, bloco de administração, bloco de serviços, 3 blocos pedagógicos, pátio coberto, anfiteatro e parquinho, com capacidade de atendimento a 416 crianças de 4 e 5 anos em dois turnos.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em fevereiro/2017, o Centro de Educação Infantil 07, localizado na QSD 32 - Taguatinga, com capacidade de atendimento a até 220 crianças de 4 e 5 anos e 80 da educação precoce, em dois turnos.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em fevereiro/2017, o Centro de Educação Infantil 04, localizado na Quadra 203, Conjunto 03, Lotes 06/15, Residencial Oeste - São Sebastião, com capacidade de atendimento a até 300 crianças de 4 e 5 anos em dois turnos.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado o Centro de Educação Infantil 03 de Brazlândia (denominado inicialmente como Centro de Educação da Primeira Infância - Cepi Azaleia), localizado no Núcleo Rural Incra 06, DCAG DF 180 Km 06 - Brazlândia. O centro é composto por 8 salas de aula, bloco de administração, bloco de serviços, 3 blocos pedagógicos, pátio coberto, anfiteatro e parquinho, com capacidade de atendimento de até 150 crianças de 0 a 5 anos em período integral.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em junho/2018, o Centro de Educação da Primeira Infância - Cepi Mandacaru, localizado na QR 204, Conjunto 16, Lote 01 - Samambaia. O centro é composto por 8 salas de aula, bloco de administração, bloco de serviços, 3 blocos pedagógicos, pátio coberto, anfiteatro e parquinho, com capacidade de atendimento de até 150 crianças de 0 a 5 anos em período integral.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em outubro/2018, o Centro de Educação da Primeira Infância - Cepi Raposa-do-Cerrado, localizado na QS 415, Área Especial 01 - Samambaia. O centro é composto por 8 salas de aula, bloco de administração, bloco de serviços, 3 blocos pedagógicos, pátio coberto, anfiteatro e parquinho, com capacidade de atendimento de até 150 crianças de 0 a 5 anos em período integral.
SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E DESENVOLVIMENTO RURAL Recuperadas, permanentemente, estradas rurais que dão acesso às escolas rurais. A recuperação acontece periodicamente e é intensificada no período chuvoso. São realizadas a construção e limpeza de bacias de contenção e de elevações nas pistas, de forma continuada.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em outubro/2018, o Centro de Educação da Primeira Infância - Cepi Algodão-do-Cerrado, localizado na QS 617, Área Especial 02 - Samambaia. O centro é composto por 8 salas de aula, bloco de administração, bloco de serviços, 3 blocos pedagógicos, pátio coberto, anfiteatro e parquinho, com capacidade de atendimento de até 150 crianças de 0 a 5 anos em período integral.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Concluída, em dezembro/2018, a obra de construção do Centro de Educação da Primeira Infância - Cepi Bambu, localizado na QR 208, Conjunto 19, Lote 1 - Samambaia. O centro é composto por 8 salas de aula, bloco de administração, bloco de serviços, 3 blocos pedagógicos, pátio coberto, anfiteatro e parquinho, com capacidade de atendimento de até 150 crianças de 0 a 5 anos em período integral.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em julho/2018, o Centro de Educação da Primeira Infância - CEPI Araçá-Mirim, localizado na AR 03, Lote 03, Setor Oeste - Sobradinho II. O centro é composto por 8 salas de aula, bloco de administração, bloco de serviços, 3 blocos pedagógicos, pátio coberto, anfiteatro e parquinho, com capacidade de atendimento de até 150 crianças de 0 a 5 anos em período integral.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Centro de Educação da Primeira Infância - Cepi Papagaio, localizado na EQNP 06/10, Área Especial - Ceilândia, em obras, com previsão de conclusão em 2019. O centro é composto por 8 salas de aula, bloco de administração, bloco de serviços, 3 blocos pedagógicos, pátio coberto, anfiteatro e parquinho, com capacidade de atendimento de até 150 crianças de 0 a 5 anos em período integral.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Construção de 15 novos Centros de Educação da Primeira Infância - Cepis em fase de atualização das planilhas orçamentárias, para finalização e publicação dos editais de licitação de contratação das obras de construção.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Publicado, em 2016, o Manual de Procedimentos para Atendimento à Educação Infantil - Creche (link aqui) com orientações à comunidade para acesso às creches públicas e conveniadas.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Credenciada a Escola Superior de Magistério - ESM, instituição de educação superior da rede pública de ensino do Distrito Federal, mantida pela Fundação Universidade Aberta do DF - Funab, autorizada a ofertar o curso de graduação em Pedagogia, licenciatura, na modalidade presencial, pelo Conselho de Educação do DF, nos termos da Portaria nº 190, de 28/06/2016.
A oferta está judicializada e aguarda decisão do Superior Tribunal de Justiça-STJ, com previsão de disponibilização de 180 vagas nas seguintes unidades:
  • Centro de Ensino Médio 2 de Ceilândia, localizado na QNM 14, Área Especial - Ceilândia - 60 vagas.
  • Escola Classe 22 do Gama, localizada na EQ 33/39, Área Especial 01, Setor Central - Gama - 60 vagas.
  • Centro de Ensino Fundamental 2 de Planaltina, localizado na Av. São Paulo, Quadra 52, lote 2/6 - Planaltina - 60 vagas.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Credenciada a Escola Superior de Gestão - ESG, instituição pública de educação superior da rede pública de ensino do Distrito Federal, mantida pela Fundação Universidade Aberta do DF - Funab. A ESG foi autorizada a ofertar o curso superior de Tecnólogo em Gestão Pública, na modalidade presencial, nos termos da Portaria nº 405, de 19/09/2017.
Prevista a oferta de 120 vagas, em 2019.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Escolas Superiores e Cursos em tramitação para início das atividades em parceria com a Fundação Universidade Aberta do DF - Funab:
  • Escola Superior do Cerrado e autorização para oferta do curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental - em análise no Conselho de Educação do Distrito Federal-CEDF, com parecer favorável e previsão de publicação de portaria ainda em 2018.
  • Escola Superior dos Bombeiros e autorização para o curso de Tecnólogo de Fogo e Desastre - procedimentos finalizados para solicitação de credenciamento junto ao Conselho de Educação do Distrito Federal-CEDF.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em agosto/2017, o Centro de Educação Profissional Articulado do Guará - Professora Teresa Ondina Maltese, conhecido como Escola Técnica do Guará, localizado na EQ 17/19, Lote A - Guará II, com a proposta curricular voltada para o mundo do trabalho. O prédio, de construção tradicional, possui 12 salas de aula, 6 laboratórios, um auditório e tem capacidade de atendimento de 2 mil alunos. Inicialmente, foram ofertadas 40 vagas para técnico em produção de moda e 160 vagas para técnico em enfermagem. Em 2018, foram disponibilizadas, por meio do Edital nº 02, de 22/01/2018, 800 vagas, sendo 400 para técnico em enfermagem e 400 para técnico em computação gráfica.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Centro de Educação Profissional de Brazlândia, localizado na Quadra 34, Área Especial, Vila São José - Brazlândia, em obras, com previsão de término no 2º semestre/2019. O prédio, de construção tradicional, é composto de 12 salas de aula, 6 laboratórios e um auditório, com capacidade de atendimento de 2 mil alunos.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Centro de Educação Profissional de Santa Maria, localizado na QR 119, Conjunto A, Lote 01 - Santa Maria, em fase de elaboração de projetos (orçamentação) para licitação das obras. O prédio, de construção tradicional, é composto de 12 salas de aula, 6 laboratórios e um auditório, com capacidade de atendimento de 2 mil alunos.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Centro de Educação Profissional do Paranoá, localizado no Lote 01, Quadra 01, Conjunto A - Paranoá, em fase de elaboração de projetos (orçamentação) para licitação das obras. O prédio, de construção tradicional, é composto de 12 salas de aula, 6 laboratórios e um auditório, com capacidade de atendimento de 2 mil alunos.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Ofertados cursos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec:
  • 2015 - Formação Inicial e Continuada: 890 vagas
  • 2016 - Formação Inicial e Continuada: 3.738 vagas; Técnicos: 436 vagas; Sistema Socioeducativo fechado: 150 vagas
  • 2017 - Formação Inicial e Continuada: 7.164 vagas; Técnicos: 85 vagas; Mediotec: 1.284 vagas; Sistema Prisional: 85 vagas
  • 2018 - Formação Inicial e Continuada: 2.491 vagas, aproximadamente; e pelo Mediotec: 505 vagas; Sistema Prisional: 999 vagas.

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Ofertados cursos técnicos e de formação continuada, por meio de vagas disponibilizadas semestralmente nas unidades de educação profissional da rede pública:
  • 2015 - Técnicos: 4.673 vagas; Formação Inicial e Continuada: 90 vagas
  • 2016 - Técnicos: 5.574 vagas; Formação Inicial e Continuada: 203 vagas
  • 2017 - Técnicos: 5.517 vagas; Formação Inicial e Continuada: 2.687 vagas
  • 2018 - Técnicos: 5.930 vagas; Formação Inicial e Continuada: 2.648 vagas
POLICIA CIVIL DO DISTRITO FEDERAL Lançado, em 26/10/2017, o projeto Construindo o Amanhã, que consiste na realização de visitas programadas de policiais das Delegacias da Criança e do Adolescente I e II (DCA I - Asa Norte e DCA II - Taguatinga Norte) em unidades de ensino, informando sobre as atividades das delegacias, sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, entre outras questões. O projeto tem o objetivo de garantir os direitos das crianças e dos adolescentes e colaborar na redução dos índices de cometimento e de reiteração de atos infracionais. O programa tem como público-alvo alunos, pais, professores, diretores e demais servidores de escolas públicas do DF.
POLICIA CIVIL DO DISTRITO FEDERAL Lançado pela Delegacia da Criança e do Adolescente II (Taguatinga Norte), em junho/2016, o projeto DCA2 nas Escolas. De caráter preventivo e educativo, o projeto consiste na apresentação e discussão de temas relacionados à prevenção ao uso de drogas, violência, bullying, entre outros, por meio da promoção de encontros em diversas escolas públicas e particulares de todo o DF.
AGENCIA DE FISCALIZACAO DO DISTRITO FEDERAL Lançado o projeto Agefis nas Escolas em novembro/2017, na Escola Classe 1 do Incra 8, em Brazlândia. O projeto tem o objetivo geral de disseminar, entre os estudantes e professores do 5º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino do Distrito Federal, ações educativas integradas, focadas na aproximação da Agência de Fiscalização do Distrito Federal - Agefis com a comunidade e, ainda, suscitar o engajamento do cidadão mirim. No evento de lançamento, participaram 131 estudantes, professores e convidados.

Em 2018, 491 estudantes das cidades de Ceilândia e Taguatinga participaram do projeto.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Ofertados cursos em parceria com o Sistema S (Sesi, Senai-Fibra):
  • 2016: 40 vagas no Itapoã (cada estudante participou de 3 cursos: operador de computador, assistente administrativo e assistente de recursos humanos, perfazendo 120 matrículas)
  • 2017 e 2018: 40 vagas no Itapoã/ano (cada estudante participou de 4 cursos: operador de computador, assistente administrativo, assistente de recursos humanos e assistente de contabilidade, perfazendo 160 matrículas); 50 vagas no Gama/ano (30 para operador de computador e 20 para costureiro industrial do vestuário) e 40 vagas em Brazlândia/ano, para o curso de operador de computador.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Firmada parceria entre a Secretaria de Educação e o Sebrae/DF para o desenvolvimento de ações voltadas ao empreendedorismo - Termo de Cooperação nº 08/2017.Tem por objetivo a oferta de formação aos professores do ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos e educação profissional.

A meta é atender, no período de 2 anos, 258 unidades educacionais, sendo 100 de ensino fundamental, 100 de ensino médio, 50 de educação de jovens e adultos e oito que ofertam educação profissional. Em 2018, docentes de unidades escolares participaram da formação em empreendedorismo educacional:
  • CEMI Gama - Todo corpo Docente;
  • CED 01 Cruzeiro - Todo corpo Docente;
  • CEM Incra 08 - 03 professores.
08 Coordenações Regionais de Ensino:
  • Brazlândia,
  • Ceilândia,
  • Gama,
  • Guará,
  • Recanto das Emas,
  • Samambaia,
  • Santa Maria,
  • Taguatinga
30 unidades escolares de ensino fundamental e médio,875 professores. Cerca de 8.800 alunos do 1º ao 5º ano, 5.000 alunos do 6º ao 9º e 1.700 alunos do ensino médio. Totalizando 15.500 estudantes. Na educação profissional, atendidas 4 coordenações regionais de ensino (Ceilândia, Gama, Guará e Plano Piloto com cinco unidades escolares, tendo participado 106 professores.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em 2016, o programa Escola Compartilhada, que consiste na abertura de escolas para a comunidade, aos sábados, com oferta de oficinas, exames de saúde, jogos, dentre outras atividades.

Em 2016, as atividades ocorreram em escolas da Estrutural, Varjão, Ceilândia, Planaltina e Samambaia, em parceria com as Secretarias de Saúde, de Esporte e Turismo, Secretaria de Estado de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Departamento de Estradas e Rodagem, Defensoria Pública do DF, Vigilância Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar e Departamento de Trânsito.

Em 2017, o projeto Escola Compartilhada foi realizado nas Coordenações Regionais de Ensino do Gama, Brazlândia e Santa Maria. No período, foram realizados 1.800 atendimentos em atividades esportivas.

Em 2018, foi realizado no CEF Queima Lençol, com participação de cerca de 800 pessoas daquela comunidade escolar.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Repassados recursos diferenciados anualmente (acréscimo de R$ 107,00 por aluno da educação especial), por meio do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira - PDAF, para apoio técnico-pedagógico e manutenção dos 14 centros de ensino especial.
O montante disponibilizado em 2017 foi de R$ 2,91 milhões, acrescidos de recursos oriundos de emendas parlamentares distritais.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Criadas, em 2017, seis novas salas de recursos e cinco outras, em 2018, para atendimento aos estudantes com altas habilidades/superdotação, nas Coordenações Regionais de Ensino:

2017:
  • Núcleo Bandeirante - três salas
  • Paranoá - uma sala
  • Recanto das Emas - uma sala
  • Santa Maria - uma sala

  • 2018:
  • Samambaia - duas salas, atendimento a anos finais e ensino médio, no Centro de Ensino Médio 304.
  • Riacho Fundo - uma sala de recursos de atividades e uma de ciências humanas, no Centro Educacional 02.
  • Sobradinho II - uma sala de recursos de artes cênicas, no Centro de Ensino Fundamental.
  • SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Realizada, ao longo dos anos letivos, a identificação de estudantes com altas habilidades, por meio da avaliação de professores e visitas de equipes especializadas às unidades escolares. A Secretaria de Educação promove, continuamente, palestras para os professores regentes e orientações pertinentes para a identificação de estudantes com potencial altas habilidades/superdotação.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Ampliado o atendimento a estudantes com altas habilidades/superdotação: de 422 matrículas em 2015 para 600 matrículas em 2017.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Ofertadas prioritariamente no período noturno, entre 2015 e 2018, 6.354 vagas para jovens e adultos não alfabetizados, por meio do programa DF Alfabetizado.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Ofertado, entre agosto/2015 e agosto/2017, no período noturno, o curso Saberes da Terra - programa Projovem Campo para 105 jovens e adultos, no Centro de Ensino Fundamental Pipiripau, em Planaltina.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Atendida 100% da demanda da educação de jovens e adultos no quadriênio:
    • 2015: 48.701 matrículas
    • 2016: 51.005 matrículas
    • 2017: 51.004 matrículas
    • 2018: 45.794 matrículas no 1º semestre
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Ofertada educação profissional integrada à educação de jovens e adultos - EJA nas seguintes unidades escolares:
    • Centro Educacional Irmã Maria Regina Velanes Régis (DF-430, Brazlândia) - curso técnico em controle ambiental: 74 vagas em 2016 e 36 em 2017
    • Centro de Educação Profissional - Escola Técnica de Ceilândia (St. N QNN 14 - Ceilândia Sul) - curso técnico em administração e informática: 608 vagas em 2015, 211 em 2016 e 560 em 2017
    • Centro Educacional 02 do Cruzeiro (SHCES 805 - Lote 02 - AE S/N) - curso técnico em serviços públicos): 70 vagas em 2016 e 140 em 2017
    • Cursos de educação profissional de Formação Inicial e Continuada-FIC Integrada à Educação de Jovens e Adultos-EJA: 164 vagas, em 08 Regiões Administrativas do DF, em 2018;
    • Curso técnico de nível médio em Controle Ambiental Integrado à EJA: 38 vagas, em 2018;
    • Curso técnico de nível médio (PROEJA) Técnico em Administração Integrado ao 3º Segmento da EJA (a distância): 100 vagas, em 2018;
    • Curso técnico de nível médio (PROEJA) Técnico em Informática Integrado ao 3º Segmento da EJA (a distância): 100 vagas, em 2018;
    • Curso técnico de nível médio em Serviços Públicos Integrado à EJA: 70 vagas, em 2018.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Criado, em 2018, o Centro de Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional à Distância de Brasília, por meio da Portaria nº 08, de 16/01/2018 (link aqui), com as seguintes ofertas:
    • 844 vagas para o 2º segmento da educação de jovens e adultos
    • 1.237 vagas para o 3º segmento da educação de jovens e adultos
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Ofertados, entre 2015 e 2017, concomitante ao ensino médio, por meio de Formação Inicial e Continuada - FIC, Pronatec, cursos de cabeleireiro, cuidador infantil, cuidador de idoso, porteiro e vigia, manicure e pedicure, recepcionista em serviço de saúde, auxiliar de saúde bucal, balconista de farmácia, assistente administrativo, assistente de faturamento, assistente de logística, camareiro em meios de hospedagem, recepcionista, costureira industrial, costureira de máquina overloque, lavador de veículo, copeiro, organizador de eventos, massagista, libras básico, libras intermediário, libras avançado, operador de computador, auxiliar de cozinha, agente comunitário de saúde, assistente de recursos humanos, padeiro, marceneiro, serígrafo, programador de sistemas, inglês básico e intermediário, espanhol, agente de alimentação, artesão de pintura em tecido, artesão de cerâmica, modelista de roupa, recreador infantil, jardineiro, eletricista instalador predial de baixa tensão, operador de câmera, instalador hidráulico residencial, horticultor orgânico, fotógrafo, artista circense, editor de vídeo e pedreiro de alvenaria. Foram disponibilizadas:
    • 2015: 890 vagas
    • 2016: 3.738 vagas
    • 2017: 7.164 vagas
    • 2018: 3.139 vagas (2.426 vagas para FIC; e 713, para cursos técnicos).
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implementadas, a partir de 2015, as Diretrizes Pedagógicas da Escolarização na Socioeducação, produzidas em 2014 (link aqui).
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Instituído o Fórum Articulado da Socioeducação: Acompanhamento da Escolarização em Meio Aberto e Semiliberdade, com o objetivo de aproximar e articular setores responsáveis pela interlocução no acompanhamento da política realizado pelas Secretarias de Educação e de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, bem como promover a sensibilização de gestores escolares para a acolhida dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto e semiliberdade.

    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Instituídas as coordenações pedagógicas intersetoriais sistemáticas, que visam à interlocução entre os sujeitos responsáveis pelas diferentes políticas públicas no contexto da socioeducação em meio aberto e semiliberdade, para planejar e construir estratégias/possibilidades de intervenção pedagógicas que propiciem a permanência dos sujeitos no processo de escolarização, bem como o sucesso acadêmico e social.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Nomeados professores e celebrados contratos para suprir carências na educação integral.

    Professores nomeados:
  • 2015: 240
  • 2016: 292
  • 2017: 292
  • 2018: 1.474 (até novembro).

  • Contratações temporárias:
  • 2015: 222.717 horas
  • 2016: 229.586 horas
  • 2017: 289.580 horas
  • 2018: 341.676 horas (até novembro)
  • SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Realizado curso de formação continuada para os coordenadores pedagógicos das escolas do ensino fundamental, em tempo integral, no período de novembro/2017 a outubro/2018 por meio do Programa Nacional de Alfabetização da Idade Certa - PNAIC.
    Foram disponibilizadas 209 vagas, com 125 inscritos, dos quais 84 profissionais finalizaram o curso.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Aprovadas as diretrizes pedagógicas e operacionais para a educação em tempo integral nas unidades escolares da rede pública de ensino do Distrito Federal, com detalhamentos da matriz, carga horária e definição de critérios de atendimento, conforme Parecer do Conselho de Educação do Distrito Federal nº 208, de 14/11/2017, e Portaria nº 530, de 04/12/2017 (link aqui).
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Instituído, em dezembro/2017, o programa Ensino Médio em Tempo Integral, destinado a ampliar a oferta de educação em tempo integral no ensino médio, de forma progressiva, nas unidades escolares da rede pública do DF, por meio da Lei nº 6.036/2017(link aqui).
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Ampliada a oferta de educação em tempo integral, de sete para 13 escolas de ensino médio, no ano de 2017:
    • Centro Educacional Incra 08 (Dcag, Br-070, Quadra 04, lote S/N - Brazlândia)
    • Centro de Ensino Médio 01 de Brazlândia (AE 02 Sul)
    • Centro de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do Gama (EQ. 12/16 AE, Setor Oeste)
    • Centro de Ensino Médio Júlia Kubischek (QRO-A, AE 01, Candangolândia)
    • Centro Educacional Taquara (DF-230, KM 22, Planaltina)
    • Centro Educacional 01 do Cruzeiro (SRES, AE F, lote G)
    • Centro Educacional do Lago Sul (SHIS QI 19, lote H, AE)
    • Centro Educacional do Lago Norte (SHIN CA 2 lote 24)
    • Centro de Ensino Médio EIT (QNB 01, AE 01, Setor Central, Taguatinga)
    • Centro de Ensino Médio de Taguatinga Norte (QNC, AE 01/02 e 03, Avenida Samdu Norte)
    • Centro de Ensino Médio 03 de Taguatinga (QSE 05, AE 14)
    • Centro Educacional 07 de Taguatinga (EQNM 36/38 - AE)
    • Centro de Ensino Médio da Asa Norte (SGAN, AE, Módulo G/H)
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implementado o Projeto de Educação em Tempo Integral em 17 escolas de ensino fundamental, integradas às cinco Escolas Parques do Plano Piloto.
    • Escola Classe 411 Norte
    • Escola Classe 405 Norte
    • Escola Classe 204 Sul
    • Escola Classe 305 Sul
    • Escola Classe 302 Norte
    • Escola Classe 403 Norte
    • Escola Classe 05 do Cruzeiro
    • Escola Classe 407 Norte
    • Escola Classe 111 Sul
    • Escola Classe 209 Sul
    • Escola Classe 413 Sul
    • Escola Classe 308 Sul
    • Escola Classe 114 Sul
    • Escola Classe 314 Sul
    • Escola Classe 08 do Cruzeiro (AOS 06/08, lote 03, Sudoeste/Octogonal)
    • Escola Classe da Vila do RCG (Regimento de Cavalaria de Guarda - Setor Militar Complementar)
    • Escola Classe Aspalha (Núcleo Rural Vale do Palha Cj 1 - Lago Norte, Brasília - DF)
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Elaborados os eixos norteadores da proposta pedagógica de flexibilização curricular para o novo ensino médio, com a participação de diversos atores envolvidos (coordenação regional de ensino, unidade regional de educação básica, professores, estudantes e agentes externos), por meio de grupos de discussão e audiências.

    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Discutida e acompanhada a Base Nacional Comum Curricular - BNCC da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, documento que norteia o que é ensinado nas escolas públicas e particulares do Brasil, em todas as fases da educação básica, referenciando os objetivos de aprendizagem de cada uma das etapas de formação. Tem como objetivo orientar elaboração do currículo, sem desconsiderar as particularidades metodológicas, sociais e regionais, definindo competências e habilidades essenciais, enquanto que o currículo determina como esses objetivos serão alcançados, traçando as estratégias pedagógicas mais adequadas. As BNCC da educação infantil e do ensino fundamental foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação e a do ensino médio encontra-se em discussão com os estados, o Distrito Federal e o Ministério da Educação.

    No Distrito Federal, as atividades de reelaboração curricular para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental foram respaldadas pela adesão da Secretaria de Estado de Educação ao Programa de Apoio à Implementação da BNCC - ProBNCC, instituído pela Portaria nº 331, de 5 de abril de 2018, do Ministério da Educação. Seguindo o cronograma de referência do ProBNCC, em dezembro de 2018 serão publicadas as novas edições dos cadernos de currículo da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Firmadas parcerias, em 2017, com a Universidade Católica de Brasília, a Universidade de Brasília - UnB e o Centro Universitário IESB para a formação de estudantes e professores do ensino médio em tempo integral. Formados 260 professores e 2.000 estudantes, aproximadamente.
    Na formação houve a produção de dois tutoriais audiovisuais: Pedagogia de Projetos e o Ensino Médio em Tempo Integral, que contaram com a participação dos estudantes, com apresentações de projetos em mesas redondas, trocas de experiências e participação da produção dos tutoriais. A certificação ocorreu pelo Decanato de Extensão da UnB.
    Em 2018, foi realizada a formação continuada em Pedagogia por projetos, metodologias ativas e projeto de vida para 200 professores do Ensino Médio em Tempo Integral - EMTI, em parceria com a UnB e o IESB.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Firmadas parcerias com Sebrae e Senai para a realização de cursos profissionalizantes. A parceria com o Senai oferta cursos pela instituição em escolas do Paranoá, do Gama e de Brazlândia. Com o Sebrae, a parceria visa a formação continuada dos docentes das 12 unidades do ensino médio em tempo integral em empreendedorismo educacional.
    Por meio da parceria com o Senai, foram ofertadas 40 vagas para quatro cursos (160 matrículas, em 2016 e 2017, nos seguintes cursos:
    • Assistente de Contabilidade
    • Assistente Administrativo
    • Assistente de Recursos Humanos
    • Operador de Microcomputador
    A parceria com o Sebrae foi firmada em setembro/2017 e as primeiras turmas do curso de formação semi-presencial para professores iniciaram em abril/2018, num total de 200 vagas. Após a formação, os professores trabalharão com os estudantes o empreendedorismo.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Realizadas ações envolvendo música, artes visuais, dança, teatro e atividades esportivas, em sete Escolas Parques, sendo cinco no Plano Piloto, uma em Ceilândia e uma em Brazlândia.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Ofertadas, anualmente, 30 vagas no curso Nos Caminhos do Audiovisual destinadas a professores da rede pública, na área de criação de filmes para o fomento de atividades voltadas para o audiovisual e cineclubes. Iniciado em 2014, o curso é presencial e ocorre no período de março a novembro.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Criado o Festival de Música de modo descentralizado nas Coordenações Regionais de Ensino - CRE, idealizado e realizado pela CRE de Taguatinga, em 2015. A partir de 2016 houve adesão de outras 13 CREs, culminando no Festival Interescolar de Música das Escolas Públicas - FIMEP.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Contratadas pessoas da comunidade pelo programa Educador Social Voluntário, para dar suporte ao atendimento à educação em tempo integral:
    • 2015: 1.630 contratações
    • 2016: 1.593 contratações
    • 2017: 4.975 contratações
    • 2018: 6.000 vagas disponibilizadas para contratação.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Contratados mediadores e facilitadores para fomento à educação em tempo integral, por meio do programa Novo Mais Educação (adesão do DF, conforme Portaria nº 1.144, de 10/11/2016,(link aqui). A adesão existe desde 2008 e selecionou:
    • 2.008 monitores em 2015, em 297 escolas
    • 717 monitores em 2016, em 106 escolas
    • 737 monitores em 2017, em 106 escolas
    • 25 monitores em 2018, em 05 escolas (apenas essas unidades escolares receberam recurso do Novo Mais Educação)
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado monitoramento, por meio de formulários digitais, para o acompanhamento da frequência e rendimento dos estudantes como parte do Sistema de Acompanhamento Pedagógico. O sistema compreende formulários gerais, de acompanhamento específico para utilização em toda a rede, com o intuito de criar um histórico das aprendizagens dos estudantes.

    Atualmente, o acompanhamento compreende os anos iniciais e finais do ensino fundamental e o ensino médio, além de um formulário específico para a Educação Infantil. Os dados quantitativos (estudantes que não alcançaram as aprendizagens de acordo com as metas estabelecidas, no recorte capacidades linguísticas e raciocínio lógico matemático) e qualitativos (intervenções pensadas coletivamente com o intuito de modificar a realidade dos dados apresentados, inclusive elencando as responsabilidades que cabe a cada um) são fornecidos bimestralmente pelas escolas e obtidos durante os conselhos de classe.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em 2017, projeto piloto para atendimento aos jovens de 15 a 17 anos em defasagem idade/ano em sete unidades escolares nas Coordenações Regionais de Brazlândia, Ceilândia, Paranoá, Guará e Santa Maria, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF.

    A escolha das escolas obedeceu ao critério de contemplar aquelas que apresentavam o maior quantitativo de turmas do programa de Avanço para as Aprendizagens.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Lançado, em 2016, o caderno do programa de Avanço das Aprendizagens Escolares - PAAE, ano em que foi implantado em 38 escolas de 13 Coordenações Regionais de Ensino-CRE.
    Em 2017, foram implantadas 176 turmas do PAAE, com atendimento a 4.369 estudantes matriculados.
    Em 2018, foram implantadas 150 turmas do PAAE, com atendimento a 3.519 estudantes matriculados.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Mantida parceria com a Embaixada Americana para o programa Jovens Embaixadores, que proporciona viagens de estudantes dos Centros Interescolares de Línguas aos Estados Unidos. O programa é uma iniciativa da embaixada dos Estados Unidos e a Secretaria de Educação do DF faz a seleção dos participantes (realizada em 6 fases, que incluem, entre outros fatores, prova escrita e oral em língua inglesa).
    Em 2015, houve participação de 3 estudantes; nos anos de 2016, 2017 e 2018 a participação foi de dois alunos/ano.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Proporcionadas, a partir de parceria com o Instituto Goethe, viagens à Alemanha para os estudantes do curso de alemão dos Centros Interescolares de Línguas:
    • Em 2015, participaram 2 estudantes
    • Em 2016, participaram 5 estudantes
    • Em 2017, participaram 3 estudantes
    • Em 2018, participaram 2 estudantes
    A parceria permite, ainda, que o Instituto oferte o curso de língua alemã no Centro Interescolar de Línguas 01 de Brasília e promova intercâmbio com professores e estudantes do curso, com oportunidade de participação de programas de formação na Alemanha. A seleção dos estudantes para o intercâmbio é realizada pelo instituto, em etapas, e tem o rendimento escolar da educação básica como um dos critérios.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Realizados, em 2017, cursos de formação voltados ao uso de tecnologias para professores e profissionais da educação. Foram capacitados cerca de 3 mil professores, em 232 capacitações/oficinas, com atendimento a 248 unidades escolares.

    Os cursos foram promovidos pelos Centros de Referência em Tecnologia de cada Coordenação Regional de Ensino com certificação pelo Centro de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implementada em 2017 a Ferramenta Google for Education (link aqui), com o cadastro de 25.541 contas individuais na plataforma Google a professores, estudantes e parte do apoio administrativo. Iniciada a utilização como ferramenta de pesquisa, estudo, apoio pedagógico e comunicação com as escolas e professores, com a criação de 1.027 aulas ativas.
    Realizada capacitação aos 395 professores da rede que estavam inscritos em 23 turmas com a carga horária de 90h abertas.

    Em 2018, outros 10.408 usuários foram cadastrados, totalizando 35.949 contas individuais. Em novembro, 335 aulas encontram-se ativas.
    Ampliado o uso da plataforma aos estudantes/professores, com melhoria da conectividade/infraestrutura em unidades escolares do ensino médio.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Aperfeiçoado o sistema i-Educar para acompanhamento de matrícula, frequência, rendimento dos estudantes e produção de relatórios com informações educacionais. Com o sistema é possível subsidiar a eleição da equipe gestora e do conselho escolar das unidades escolares - módulo gestão democrática e acompanhar as inscrições para vagas em creches da rede pública - módulo creche. Foram realizadas as seguintes inovações no sistema:
    • Implementado módulo de educação de jovens e adultos - EJA
    • Iniciadas ajustes no módulo de alimentação escolar para adaptação das novas políticas educacionais da rede
    • Realizadas manutenções corretivas e evolutivas do módulo escola para adaptação das novas políticas educacionais da rede
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Disponibilizadas, no portal dados abertos, informações da infraestrutura escolar, dados de matrícula, telematrícula, ofertas de modalidades, entre outros (link aqui).
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Disponibilizado o diário de classe web aos professores da educação básica com lançamento direto no Sistema i-Educar, de forma gradativa, a partir de 2015.
    A disponibilização da última etapa (1º, 2º e 3º segmentos da educação de jovens e adultos - EJA) ocorreu em 2018.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado o programa Carência Zero, por meio de novos procedimentos de consultas às bases de dados do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos - SIGRH, Gestão de Professores Substitutos - GESPRO e Sistema Integrado de Gestão de Pessoas - SIGEP, de modo a possibilitar o mapeamento, o monitoramento, o acompanhamento e o suprimento das carências de professores por disciplina.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em 2016, o Sistema Integrado de Gestão de Pessoas - SIGEP, que gerencia os recursos humanos da carreira do magistério público e assistência à educação, tendo funcionalidades como cadastro, modulação e procedimento de remanejamento.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em 2017, o sistema avaliação em destaque, que integra o Sistema Permanente de Avaliação Educacional-SIPAE, com o objetivo de acompanhar o desempenho dos estudantes nas avaliações diagnósticas da Secretaria de Educação, além de apresentar relatórios pedagógicos destinados a professores e gestores para possíveis intervenções, de modo a garantir o direito a aprendizagem dos estudantes.
    Em 2017, atendeu a estudantes do ensino fundamental (anos iniciais e finais) e, em 2018, foi ampliado atendimento aos estudantes do ensino médio.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Formalizada parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF, para utilização de plataforma e metodologia específica como mecanismo de busca ativa aos estudantes evadidos - Busca Ativa, bem como de articulação com as demais Secretarias.
    Com o objetivo de promover a participação e o protagonismo estudantil no processo de gestão para a melhoria da qualidade da educação pública do DF, foram realizadas 31 (trinta e uma) oficinas com rodas de conversas envolvendo aproximadamente 500 (quinhentos) estudantes do ensino fundamental - anos finais, em 9 (nove) unidades escolares: CEF 02 de Brazlândia, CEF 28 de Ceilândia, CEF 08 do Guará, CEF 05 do Paranoá, CEF 01 Lago Norte - CELAN, CEF 02 de Planaltina, CEF 206 do Recanto das Emas, CEF Nova Betânia de São Sebastião e CEF 16 de Taguatinga, culminando com a o Seminário Distrital de Escuta aos Estudantes dos Anos Finais das Escolas Públicas do Distrito Federal, em 28/11/2018.
    Em fase de articulação interna na Secretaria de Educação e desta com demais órgãos do GDF para utilização da plataforma e da metodologia.
    CONTROLADORIA-GERAL DO DISTRITO FEDERAL Implantado o projeto Controladoria na Escola, em 2016, com o objetivo de promover a consciência cidadã nas escolas de rede pública de ensino do DF. O trabalho foi realizado por meio da percepção social de estudantes e professores, com a disseminação de conhecimentos e práticas de participação e controle social.

    Em 2016, participaram do projeto dez escolas e 1.022 alunos. Em 2017, o projeto foi realizado em 104 escolas, com a participação de 4.000 alunos e 280 professores, sendo dez escolas e professores premiados, no I Prêmio Escola de Atitude. Em 2018, houve a inscrição de 109 escolas e a participação de 4.716 estudantes e 280 professores/orientadores. Foram premiadas: 35 escolas da rede pública de ensino, uma escola do Sistema S (SESI), 51 professores e 63 estudantes, no 2º Prêmio Controladoria na Escola.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Elaborada a Política de Escolarização para a População em Situação de Rua-PEPOP, em parceria com o Ministério da Educação, Ministério dos Direitos Humanos/Coordenação Geral dos Direitos da População em Situação de Rua, Secretaria de Estado de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos e Secretaria de Saúde, por meio das Diretrizes Operacionais e Pedagógicas, em 2017.
    Publicada a Portaria nº 350/2018-SEE, que aprova as diretrizes da PEPOP, também aprovadas pelo Conselho de Educação - CEDF.
    O documento encontra-se em fase de diagramação para publicação no site da SEE, cuja implementação dar-se-á em 2019.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Premiados, em dinheiro, os 24 melhores trabalhos de estudantes da rede pública (educação básica) apresentados no Circuito de Ciências/Etapa Distrital, divididos em 8 categorias, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa - FAP/DF, nos anos de 2015, 2016 e 2017.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Realizada a Olimpíada de Robótica/Etapa DF (2017) dentro dos padrões de qualidade exigidos pela organização nacional, com o objetivo de qualificar o ensino oferecido nas escolas e de fomentar o ensino de robótica educacional (recursos da Fundação de Apoio à Pesquisa - FAP/DF).
    Participaram 812 estudantes, de 16 escolas públicas, na modalidade teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica - OBR, dos quais três obtiveram medalhas (uma de ouro, uma de prata e uma de bronze) e vinte e seis obtiveram medalhas de honra ao mérito.
    Em 2018, participaram 207 estudantes divididos em 53 equipes, de 29 escolas públicas. Este número vem crescendo desde 2015, quando a Secretaria de Educação participou com apenas uma escola.
    O evento conta também com a parceria de outros órgãos e instituições:
    • Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF - Sinepe
    • Universidade Paulista - Unip
    • Polícia Militar do DF - PMDF
    • Corpo de Bombeiros Militar do DF - CBMDF
    • Companhia de Saneamento Ambiental do DF - Caesb
    • Secretaria de Estado de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos - Sedestmidh
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Ampliada a carga horária no contraturno, de forma obrigatória para as unidades escolares do ensino médio que ofertam o programa de Educação em Tempo Integral, para a realização de oficinas e projetos pedagógicos na área de Linguagem (2h semanais) e Matemática (3h semanais). Cinco unidades escolares ampliaram a carga horária no ano letivo de 2017 e oito no ano letivo de 2018.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Aplicado simulado anual do Exame Nacional do Ensino Médio, para estudantes da 3ª série do ensino médio da rede pública, da rede privada, das escolas do sistema socioeducativo, do Colégio Militar Dom Pedro II e do 3º segmento da educação de jovens e adultos da rede pública, por meio do programa Por Dentro dos Exames do Ensino Médio, implantado, gradativamente, a partir de 2015.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Criados cursinhos sociais nas Coordenações Regionais de Ensino - CRE, preparatórios para vestibular, realizados no contraturno da escola e finais de semana.
    Implantado em 2015 em cinco Coordenações Regionais de Ensino-CRE:
    • Gama
    • Plano Piloto
    • Recanto das Emas
    • Santa Maria
    • Sobradinho
    O cursinho foi ampliado para as demais CREs, a partir de 2016, e é ofertado a partir do mês de maio aos estudantes da 3ª série do ensino médio, com aulas ministradas por professores voluntários.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Realizada, em 2017, formação em linguagem e matemática para os professores de 4º e 5º anos do ensino fundamental, com o objetivo de realizar intervenções pedagógicas com estudantes, em parceria com Centro de Formação Continuada de Professores - Ceform/UnB.

    O curso Consolidando Saberes Linguagem e Matemática, obteve representantes das 14 Coordenações Regionais de Ensino, com 660 concluintes e 321 projetos interventivos realizados nas unidades escolares. Cerca de 21 mil estudantes foram alcançados diretamente pela formação. Produzidos, ainda, dois cadernos, linguagem e matemática, para subsidiar a prática desenvolvida pelos professores participantes e impressos 1.000 exemplares.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Produzidos materiais pedagógicos/livros, em Linguagem e Matemática, para todos os estudantes do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, em parceria com a Universidade de Brasília, com impressão de aproximadamente 100 mil exemplares.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Realizada a I Olimpíada de Matemática do Distrito Federal - OMDF, em 2017, com 14.242 estudantes inscritos da educação básica, pública e particular, do Distrito Federal, dos quais 262 estudantes foram premiados.
    Na edição 2018, foram 12.489 estudantes inscritos e 220 premiados.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Formalizada parceria com o Rotary Club para atendimento oftalmológico aos estudantes da rede pública de ensino.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em 2017, no espaço Saúde do Estudante, antigo NAMO, o Projeto Diálogos - discussão conduzida por especialistas, acerca de temas relacionados à saúde do estudante.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Ampliado o acompanhamento da frequência escolar dos estudantes beneficiários do programa Bolsa Família, por meio do Sistema Presença - Ministério da Educação-MEC, realizado pelas respectivas escolas em que estão matriculados, conforme segue:
    • 2015: 84,06% dos beneficiários com frequência acompanhada
    • 2016: 89,95% dos beneficiários com frequência acompanhada
    • 2017: 91,31% dos beneficiários com frequência acompanhada
    • 2018: 88,44% dos beneficiários com frequência acompanhada (até julho, pois os períodos a partir de agosto aguardam tabulação pelo MEC).
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em 2017, o programa de ampliação da área de abrangência do projeto Mulheres Inspiradoras, articulado com a Assessoria Internacional da Governadoria do DF, por meio de convênio com a Organização dos Estados Ibero-americanos - OEI e a Coorporação Andina de Fomento - CAF.

    O projeto piloto, concluído em 07/12/2017, contou com a participação de 17 escolas (Coordenações Regionais de Ensino de Ceilândia, Gama, Plano Piloto/Cruzeiro, Núcleo Bandeirante, Samambaia e Taguatinga); 48 professores capacitados, em parceria com o Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação - EAPE; 1.526 livros distribuídos; mais de 3 mil estudantes integrados ao programa e mais de 52 palestras ministradas em instituições de ensino.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Criado o programa Embaixada de Portas Abertas, articulado com a Assessoria Internacional da Governadoria do DF, envolvendo 810 estudantes, 27 unidades escolares e embaixadas, por meio do Decreto nº 38.397/2017 (link aqui).

    O programa, implantado como piloto desde maio/2015, proporciona visitas de estudantes, preferencialmente do ensino fundamental e dos Centros Interescolares de Línguas-CIL da rede pública de ensino, às representações diplomáticas sediadas na capital do país, com a oportunidade de conhecer mais a história, a geografia, a cultura e a língua dos países parceiros.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Criado o programa Parque Educador, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e o Instituto Brasília Ambiental - IBRAM, por meio da Portaria Conjunta nº 02/2015, de 17/06/2015 (link aqui).

    Implantado no 1º semestre de 2018, o programa promove atividades de educação ambiental realizadas nos Parques Ecológicos de Brasília: Águas Claras, Saburo Onoyama, Três Meninas e Parque Sucupira.
    Participaram 2.130 estudantes, em 71 turmas de 57 escolas, totalizando 10.351 atendimentos realizados por 08 professores, nos dois semestres.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado o Projeto de Leitura: Ler e Ver nas escolas de ensino médio e para 3º segmento da Educação de jovens e adultos - EJA, no 1º semestre/2017, que tem como propósito incentivar o gosto pela leitura literária para os estudantes desse segmento, que encontram dificuldade em acessar bibliotecas no período noturno.

    O projeto disponibiliza uma caixa com livros literários, vídeos e filmes com temas relacionados às obras e sugestões de atividades que poderão ser realizadas com o material.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em 2017, o projeto Vídeo Estante em todas as escolas do ensino médio. O projeto tem o objetivo de potencializar a utilização do vídeo como recurso pedagógico e é composto por uma caixa que contém acervo videográfico de 30 vídeos pedagógicos e educativos. O material pode ser utilizado como ferramenta de apoio aos processos de ensino e aprendizagem, bem como para ampliação do repertório cultural e social dos estudantes.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em 2016, o projeto Caixa Estante Sustentável para ampliação do acervo das bibliotecas escolares, com participação de 296 escolas. Essa versão era composta por um móvel com rodízios, contendo cerca de 200 livros, que permite ser levado a outros espaços da unidade escolar para o desenvolvimento do trabalho com leitura e tem o acervo renovado anualmente.

    Em 2017, o projeto ganhou uma versão sustentável: trata-se da adaptação de um tonel de óleo, transformando-o em uma estante-móvel com livros, sendo entregues a sete novas escolas criadas no período. A versão sustentável foi lançada na 33ª Feira do Livro de Brasília.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Regularizada a organização e o funcionamento das bibliotecas escolares e bibliotecas escolares-comunitárias da rede pública de ensino, por meio da Portaria nº 364, de 24/08/2017 (link aqui).
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Realizadas, nas unidades escolares, campanhas intersetoriais de mobilização com temáticas relevantes para a comunidade: combate ao Aedes Aegypti, redução do consumo de água e promoção à vida, entre outras.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Promovido o fortalecimento e o envolvimento dos Conselhos Escolares, por meio da eleição de seus membros em 2017 e de realização de curso ofertado pelo Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação e pelo Ministério da Educação.
    Em 2017 foram disponibilizadas 200 vagas.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Realizadas, em 2016, eleições para escolha das equipes gestoras de todas as unidades escolares, para atuação no período 2017-2019.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Realizada Colônia de Férias para os estudantes da rede pública de ensino em quatro Coordenações Regionais de Ensino - CRE durante as férias coletivas (dezembro/janeiro):
    • 2015: CRE Taguatinga para 120 estudantes
    • 2016: CRE Taguatinga e Brazlândia para 480 estudantes
    • 2017: CRE Taguatinga, Brazlândia, Ceilândia, Núcleo Bandeirante e Recanto das Emas para 1.100 estudantes.
    • 2018: CRE Taguatinga (120 estudantes) e Brazlândia (240 estudantes)
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Repassados recursos financeiros destinados a ações de acessibilidade, às unidades escolares públicas, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE.
    • 2016: 11 unidades contempladas, com o valor total de R$ 95.800,00
    • 2017: 57 unidades contempladas, com o valor total de R$ 617.500,00
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Construída, em 2017, a cobertura da quadra esportiva do Centro de Ensino Especial 01 de Planaltina (Setor Educacional - LT I - AE).
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Construída, em 2017, a cobertura da quadra esportiva do Centro de Ensino Médio 01 do Riacho Fundo (QS 14 - Riacho Fundo I).
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Cobertura da quadra poliesportiva do Centro de Ensino Especial 01 do Gama (EQ 55/56 - AE 02), em fase de licitação de obras.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Coberturas de quadras poliesportivas, em obras:
    • Escola Classe 218 de Santa Maria (EQ 218/318 - AE J)
    • Escola Classe 05 de Sobradinho (QD 09 - AE 05)
    • Escola Classe 14 de Planaltina (QD 13 - CONJ A - LT 01)
    • Centro de Ensino Médio 804 do Recanto das Emas (QD 804 - LT 01 - AE).
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Ampliados, aproximadamente, 3.000 novos atendimentos no transporte escolar do Programa de Educação Integral/Mais Educação, incluindo a integração com as Escolas Parque.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Ampliado o transporte a 11 Centros de Ensino Especial, com veículos próprios da Secretaria de Educação.
    Em 2017, aproximadamente, 2.145 alunos foram atendidos.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Criadas linhas exclusivas no transporte escolar da Secretaria de Educação nas regiões de Planaltina, Sobradinho e São Sebastião, com atendimento a 400 estudantes com deficiência.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Ampliada em 22% a oferta de transporte escolar, em 2017, em relação a 2016. Além do atendimento aos novos núcleos habitacionais, registra-se aumento do atendimento aos estudantes da área rural, e da região do Sol Nascente, Pôr do Sol, Itapoã e Paranoá.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Integradas, no 1º semestre/2017, as bases de dados do Sistema de Gestão Escolar i-Educar com a do Passe Livre Estudantil - PLE - do DFTrans, que facilitou o envio da frequência escolar dos estudantes de todo o ensino regular, dando celeridade ao procedimento de concessão do benefício e diminuindo as fraudes.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Elaboradas, em 2017, as Orientações Pedagógicas - Caderno Mensageiros da Água, produzido em parceria com Caesb e Instituto Brasília Ambiental - Ibram. Material entregue a, aproximadamente, 100 Mensageiros. Disponível em (link aqui)
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Elaborado, em 2017, o documento Orientações Pedagógicas - Gabriel em Brasília, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan, cuja metodologia foi utilizada durante a capacitação dos coordenadores intermediários, das Coordenações Regionais de Ensino - CRE.

    Culminado como livro paradidático, foram disponibilizadas 3.000 unidades a 80 escolas que atendem ao ensino fundamental (anos finais), e destina-se a desvendar Brasília, sua história, sua construção arquitetônica e urbanística, bem como descobrir por que a capital do país é uma cidade tombada e consagrada como Patrimônio Cultural do Brasil e da Humanidade.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Produzidos, em 2017, materiais pedagógicos pelos professores de sala de recursos, que foram adaptados para minimizar as limitações funcionais, motoras e sensoriais dos estudantes com deficiências. Os materiais didáticos produzidos são diversos e facilitam as intervenções e adaptações específicas para cada estudante com deficiência.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Distribuídas, em novembro/2017, durante o Seminário Dialogando sobre Relações Étnico-Raciais na Educação, 100 cópias em DVD do documentário Das Raízes às Pontas, que trata do movimento crescente de afirmação e resgate da cultura afro-brasileira e é feito pelo discurso do cabelo. Produzido documento com sugestões de atividades interdisciplinares sobre o documentário.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Produzido o Catálogo de Projetos e Vídeos Educação Indígena, em abril/2017. O catálogo relaciona o material didático-pedagógico que contempla a temática indígena, a partir dos princípios da Educação e para os Direitos Humanos e Diversidade, disponível a todas as unidades escolares na Videoteca da Secretaria de Educação.

    Trata-se de produções em vídeo e projetos que abordam a diversidade étnica, a sensibilização sobre a temática, projetos interdisciplinares e favorecem o uso de estratégias pedagógicas em sala de aula a partir do acervo cultural do povo indígena. Encontra-se disponível em (link aqui), bem como para empréstimo ou reprodução na Sede III da Secretaria de Educação (SIA SAPS, Lote E, Área Especial, telefone 3901 6800).
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Incentivada a participação dos estudantes da rede pública nas Olimpíadas Brasileira de Matemática - OBMEP; Língua Portuguesa - OLP; e Brasileira de Robótica - OBR.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Criação de grupos de interesse, no Programa de Ensino Médio em Tempo Integral, nos quais os estudantes propõem projetos pedagógicos ou atividades de acordo com seus interesses. Entre outros, foram criados grupos de robótica, grêmios estudantis e grupo para participação na olimpíada de foguetes.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Produzida vídeo-aula, em 2017, com comentários sobre questões do Simulado DF. Realizadas duas transmissões ao vivo e produzidos vídeos comentados sobre as áreas de:
    • LEM - Inglês e Espanhol
    • Matemática
    • Ciências da Natureza
    • Ciências Humanas
    • Redação
    O setor de empréstimo da Videoteca Central funciona na Unidade III da Secretaria de Educação (SIA SAPS, Lote E, Área Especial, telefones: (61) 3901-2598 / 3901-6800); horário de atendimento: de 2ª a 5 ª Feira: de 8h às 11h e de 14h às 17h; e-mail: videoteca@se.df.gov.br
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Aumento de 7,26%, em 2016, comparado com 2014, no ingresso de estudantes da rede pública aprovados em primeira chamada do Programa de Avaliação Seriada - PAS/UnB. Isso se deve a ações desenvolvidas pelo Programa Por Dentro dos Exames do Ensino Médio e por cursos presenciais e com transmissão a distância.

    A partir de 2017, este acesso à universidade passou a ocorrer de forma semestral, dobrando o número de vagas, com 1.505 estudantes, possibilitando que parte dos estudantes entrem no 1º semestre e parte no 2º semestre do ano letivo.
    Em 2018, foram 1.583 vagas conquistadas por estudantes da rede pública de ensino do DF.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Realizados cursos de formação continuada para profissionais da Secretaria de Educação, pelo Centro de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, contemplando competências gerais, técnicas de ensino, uso de novas tecnologias e construção de valores, dos quais em média 98% das vagas são destinadas a professores e orientadores educacionais.
    Em 2015 e 2016 foram disponibilizadas 12.775 vagas e em 2017, 8.250.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Ofertados cursos de formação continuada para profissionais da Secretaria de Educação, em parceria com programas do Ministério da Educação.

    Em 2017, foram atendidos 650 profissionais nos cursos Educando com Tecnologias, Proinfo integrado e Projovem Campo.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Realizada, em 2015, a formação de professores sobre Teoria de Resposta ao Item - TRI, por meio de oficina (30 participantes) e curso (50 participantes).
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Realizado o curso Prevenção à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, com oferta de 482 vagas entre 2015 e 2018.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Realizado o curso Mulheres Inspiradoras: Educação para a Transformação Social, com oferta de 60 vagas em 2017, destinando a escolas que atendem o 9º ano do ensino fundamental.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Realizado, em 2017, o curso de extensão Introdução à Formação em Aprendizagem Baseada em Problemas - ABP, parceria da Fundação Universidade Aberta - FUNAB com o Centro de Educação Profissional - Escola Técnica de Planaltina, em duas turmas.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Mantida a realização anual do processo seletivo simplificado para contratação temporária de professores substitutos, visando o suprimento de carências eventuais.
    Horas contratadas:
    • 2014: 204.362 horas
    • 2015: 222.717 horas
    • 2016: 229.586 horas
    • 2017: 289.580 horas
    • 2018: 341.676 horas (até novembro)
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Realizado, em 2017, concurso público para provimento de 2.000 vagas para o cargo de professor.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Realizado, em 2017, concurso público para provimento de 900 vagas de profissionais da carreira administrativa, das quais 810 para os cargos de técnico e monitor de gestão educacional e 90 para os de analista de gestão educacional.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Regularizada a organização e o funcionamento dos Centros de Referência em Tecnologia Educacional - CRTE, responsáveis pela implementação, acompanhamento e utilização pedagógica das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC, junto às unidades escolares da rede pública de ensino, por meio da Portaria nº 363, de 25/08/2017, (link aqui).
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado o Festival de Filmes Curta-Metragem na rede pública de ensino, anualmente, desde 2015. Tem como finalidade revelar, reconhecer e afirmar a produção artística e criativa dos estudantes por meio da linguagem audiovisual, além de promover o intercâmbio no âmbito do Cinema. São selecionadas produções de estudantes do ensino fundamental (anos finais) e do ensino médio regular/educação profissional/educação de jovens e adultos nos diversos gêneros cinematográficos, conforme critérios estabelecidos em edital.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Instituída, em outubro/2015, a Diretoria de Acompanhamento e Apoio ao Servidor - Diser, unidade orgânica da Coordenação de Gestão de Pessoas, da Subsecretaria de Gestão de Pessoas da Secretaria de Educação. Compete à Diser realizar estudos e formular planos, programas e projetos referentes à promoção de qualidade de vida no trabalho e à valorização do servidor da secretaria. A área é responsável pela estruturação do Programa DE BEM, que abrange ações e projetos acerca do assunto, entre eles:
    • Mediação de Conflitos
    • Projeto SER-VIR
    • Projeto Anuário Estatístico da Subsecretaria de Gestão de Pessoas da Secretaria de Educação
    • Ciclo de palestras
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implementadas, em 2016, ações de mediação de conflitos, deixando de ser ação de caráter correcional e oportunizando ao servidor encontros para o gerenciamento dos aspectos emocionais, no âmbito laboral, com vistas a facilitar a resolução dos conflitos, propiciar a melhoria das relações, no ambiente de trabalho e, a promoção de saúde integral dos profissionais da educação.

    No período 2016 a outubro/2018, foram registradas 347 demandas de mediação de conflitos das quais 142 resultaram em mesa de mediação e, dessas 135 foram positivas, representando 95% de sucesso nas soluções em mesa de mediações de conflitos realizado.
    O restante foi encaminhado da seguinte forma:
  • Acolhimento ao servidor: 85
  • Encaminhamentos à corregedoria (motivados pela não voluntariedade das partes envolvidas): 52
  • Encaminhamentos à corregedoria: 22

  • Acrescenta-se que em 2018 foram realizados dois Encontros de Práticas de Mediação, no âmbito desta Secretaria de Educação do Distrito Federal:
  • Em junho/2018, o encontro teve como objetivo dialogar com gestores das instituições escolares sobre a "Atuação do Gestor nos Conflitos Escolares", com participação de 54 servidores.
  • Em novembro/2018, foi ofertado o tema "Um novo olhar para o conflito" e 78 servidores participaram.
  • SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Iniciada parceria com o Centro Universitário de Brasília - UniCEUB, em 2016, para realização de coleta de dados, como parte integrante da pesquisa sobre absenteísmo, presenteísmo, síndrome de burnout, liderança ética e estratégias de enfrentamento em professores, com elaboração de normativo que institua política de qualidade de vida no trabalho.

    Realizada pesquisa online em abril/2018, em que 6.037 servidores responderam à Pesquisa "Saúde no Trabalho: a perspectiva do servidor da SEEDF". A análise e interpretação dos dados, em parceria com o Centro Universitário de Brasília / UniCeub, subsidiou a elaboração do normativo que regulamentou a política de qualidade de vida no trabalho de servidores e demais agentes públicos.
    Publicada a Portaria nº 287, de 26 de setembro de 2018 (link aqui), que orientou a elaboração do Caderno de Ações com propostas a serem implementadas a curto, médio e longo prazo.

    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implementado o Plano Distrital de Educação - PDE, destinado a contribuir para a construção das políticas educacionais em âmbito distrital. O plano estabelece objetivos e metas para 10 anos, a serem alcançadas no Distrito Federal, por meio da Lei nº 5.499/2015. (link aqui).
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implementado, em 2016, o monitoramento e a avaliação do Plano Distrital de Educação - PDE com participação do Conselho de Educação do Distrito Federal, do Fórum Distrital de Educação e da Câmara Legislativa do Distrito Federal, sob a coordenação da Secretaria de Educação, instituídos pela Comissão de Monitoramento e Avaliação do PDE, por meio da Portaria nº 188, de 27/06/2016.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Produzidas mídias pedagógicas sobre temas diversos em parceria com Canal E, distribuídas às escolas de ensino fundamental (anos finais) e disponibilizadas no youtube (link aqui)
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Regulamentado o Programa de Descentralização Administrativa e Financeira - PDAF, com definição quanto à sua aplicação e execução nas unidades escolares e Coordenações Regionais de Ensino, por meio da Lei Distrital nº 6.023/2017,(link aqui) contemplando a transparência de contas, por meio da Lei de Acesso à Informação.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Ampliado em aproximadamente 40% o valor descentralizado por meio do PDAF, no período 2015-2017.

    • 2015: R$ 68,3 milhões liberados
    • 2016: R$ 86,7 milhões liberados
    • 2017: cerca de R$ 95,8 milhões empenhados
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Reorganizadas as unidades de educação básica das Coordenações Regionais de Ensino - CRE, responsáveis pela modulação, natureza do trabalho pedagógico, forma de atuação junto às unidades escolares, por meio de uma rede colaborativa. O acompanhamento das unidades escolares está concentrado em coordenadores intermediários, articuladores que atendem a quatro unidades escolares, independente da modalidade, lotados nas respectivas unidades de educação básica (equipes técnico-pedagógicas das CRE).
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Criado, em 2015, o sistema de avaliação institucional, respaldado nos planos Nacional de Educação - PNE e Distrital de Educação - PDE, integrante do Sistema Permanente de Avaliação Educacional - SIPAE. Em 2016 e 2017 foram realizadas avaliações institucionais em todos os níveis: escola (2016 e 2017), regional e central (2017). Cerca de 38 mil servidores participaram das avaliações.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Adquiridos produtos para alimentação escolar por meio da agricultura familiar:
    • 2015: R$ 1.463.270,58
    • 2016: R$ 1.444.724,56
    • 2017: R$ 4.884.965,70
    • 2018: R$ 6.803.480,60 executados até setembro
    FUNDACAO JARDIM ZOOLOGICO DE BRASILIA Produzidas, em 2017, 2.000 cartilhas de colorir para utilização em projetos educativos da Fundação Jardim Zoológico de Brasília.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Adquiridas, em 2015, 2.147 obras literárias (1ª fase) para composição do acervo bibliográfico do projeto Remição de Pena pela Leitura: Ler Liberta.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em 2017, o Plano Distrital de Educação do Sistema Prisional, com foco na oferta da escolarização da população do Sistema Penitenciário do DF, por meio da Portaria Conjunta nº 05, de 19/04/2017. O plano atende as demandas de órgãos e entidades envolvidos em sua elaboração.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em 2016, o Centro Educacional 01 de Brasília, localizado provisoriamente na SGAS 907, s/nº, Asa Sul, unidade escolar responsável pela organização do processo de escolarização no sistema prisional - criado pela Portaria nº 239, de 30/12/2015.
    A unidade é responsável também pelo Projeto Remição de Pena pela Leitura, regulamentado pela Portaria nº 10 da Vara de Execuções Penais-VEP, de 17/11/2016
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Criadas sete unidades escolares, para atendimento a estudantes:
    • Escola Classe 06 do Paranoá (Quadra 33), 858 estudantes, em 2016
    • Centro Educacional 01 de Brasília, 1.626 estudantes, em 2016
    • Centro de Educação Profissional Articulado do Guará-CEPAG Professora Teresa Ondina, (EQ 17/19), 2.000 estudantes, em 2017
    • Escola Classe 68 da Ceilândia (QNR 02), 1.200 estudantes, em 2017
    • Centro de Ensino Fundamental 03 da Estrutural (SIA Trecho 2), 466 estudantes, em 2017
    • Escola Classe 502 de Samambaia (QS 502), 446 estudantes, em 2017
    • Escola Comunidade de Aprendizagem do Paranoá-CAP (Quadra 03), 500 estudantes, em 2018.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Reaberta, em 2017, a Escola Classe 01 da Estrutural, localizada no Setor Central, área especial 7 - Estrutural, interditada pela Defesa Civil desde 2012 devido à alta concentração de gás metano no local.

    Foram investidos R$ 500 mil em obras para instalação de equipamento de filtragem de ar. As intervenções permitiram que os 1,1 mil estudantes da educação infantil e do ensino fundamental voltassem a ter aula no local, que conta com 24 salas de aula, biblioteca, sala de audiovisual, seis banheiros e espaço reservado para professores e pessoal administrativo.

    A retomada de funcionamento do espaço físico, antes interditado, permitiu que o prédio localizado no trecho 2, lotes 1815 e 1825 - SIA, recebesse os estudantes do Centro de Ensino Fundamental 03 da Estrutural.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantados 04 Centros Interescolares de Línguas, nas seguintes regiões:
    • Paranoá (mar/2016)
    • Samambaia (ago/2016)
    • Santa Maria (fev/2015)
    • Recanto das Emas (fev/2015)
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Abertas salas de aulas para funcionamento de 04 novos Centros Interescolares de Línguas nas seguintes regiões:
    • Núcleo Bandeirante (mar/2016)
    • Riacho Fundo II (ago/2017)
    • São Sebastião (mar/2016)
    • Planaltina (fev/2015)
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Disponibilizada, em 2016, nova sede do Centro Interescolar de Línguas 02 de Brasília, localizada no SHCGN 711, Área Especial - Brasília.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF O atendimento registrado nos Centros Interescolares de Línguas foi de:
    • 2015: 33.955 estudantes
    • 2016: 40.724 estudantes
    • 2017: 44.638 estudantes
    • 2018: 46.934 estudantes
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Finalizada, em 2015, a reconstrução do Centro Educacional 07 de Ceilândia, localizado na QNN 13, Área Especial, Ceilândia Oeste.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Finalizada, em 2015, a reforma parcial com ampliação de um bloco (com 02 salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, banheiros, sala de servidores e pátio coberto) na Escola Classe Café sem Troco (na DF 130 - Km 32 - Paranoá).
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Reconstruída a Escola Classe Verde do Riacho Fundo (na SHRF, QS 02, LT A, AE - antiga Escola Classe 01 do Riacho Fundo) para atendimento a 780 estudantes, com atividades retomadas em 20/11/2017.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Reforma com ampliação da Escola Classe 01 do Porto Rico, localizada na QD 17, lt 14C, 3ª etapa, Condomínio Porto Rico - Santa Maria (atendimento a 750 estudantes, em regime de tempo integral): em fase de levantamento/inventário dos serviços já executados para realização de novo procedimento licitatório.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Obra de reconstrução do Centro de Ensino Fundamental 01 do Planalto, localizado no Acampamento da Rabelo, Área Especial 03, nº 01 - Vila Planalto, em obras, para atendimento a aproximadamente 800 estudantes.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Inaugurada, em março/2018, a nova sede da Escola Classe Guariroba, localizada no núcleo Rural de Taguatinga, margens DF-180 - Samambaia, com capacidade de atendimento de até 500 estudantes. Conta com 11 salas de aula, quadra poliesportiva, área reservada para parquinho infantil, sala de leitura, videoteca, refeitório e cozinha.

    A unidade foi construída em substituição à antiga sede, localizada próximo ao Aterro Sanitário de Brasília.
    INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE E DOS REC.HIDRICOS DO DF - BSB AMBIENTAL Publicadas as seguintes obras:
    • A coleção Eu Amo o Cerrado, em 2016 (link aqui)
    • O projeto Comunidades de Conservação - Área de Relevante Interesse Ecológico - Arie Granja do Ipê, em 2017 (link aqui)
    • A obra Vamos Passarinhar nos Parques, em 2017 (link aqui)
    • A obra Na Trilha, em 2017 (link aqui)
    SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANCA PUBLICA E DA PAZ SOCIAL Implantado, em 2016, o projeto piloto Viva Brasília nas Escolas, que consiste no estabelecimento de mútua cooperação entre a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social e a Secretaria de Educação visando prevenir e reduzir vulnerabilidades sociais e criminais nas escolas públicas do Distrito Federal e seus perímetros, por meio:
    • Do desenvolvimento de diagnóstico da situação de violência no ambiente escolar
    • Da valorização dos profissionais de educação e segurança
    • Da formação da comunidade escolar
    • Da articulação de políticas sociais, programas, projetos e ações que promovam a Cultura de Paz
    Mais informações (link aqui)
    SECRETARIA DE ESTADO DE GESTAO DO TERRITORIO E HABITACAO Criado o Escritório de Projetos, Decreto nº 36.825/2015 (link aqui), unidade orgânica diretamente subordinada à Chefia de Gabinete da Segeth, que executa atividades referentes à arquitetura e à engenharia de empreendimentos considerados estratégicos ou prioritários para o Governo. Projetos articulados em cooperação com a Secretaria de Educação:
    • Centro de Ensino Fundamental da Fercal, finalizado em junho/2017. Revisão dos projetos e aprovação de drenagem e de captação e amortização de águas Pluviais decorrente da nova legislação vigente e de divergências no perfil do terreno
    • Centro de Educação da Primeira Infância - CEPI de Ceilândia, finalizado em fevereiro/2017. Realização e aprovação dos projetos de combate a incêndio e pânico, de captação e amortecimento de águas pluviais
    • Centro de Educação da Primeira Infância - CEPI de Samambaia, finalizado em maio/2017. Realização e aprovação dos projetos de combate a incêndio e pânico, de captação e amortecimento de águas pluviais
    • Centro de Educação da Primeira Infância - CEPI de Taguatinga, finalizado em maio/2017. Realização e aprovação dos projetos de combate a incêndio e pânico, de captação e amortecimento de águas pluviais
    • Centro de Educação da Primeira Infância - CEPI da rua Primavera do Gama, finalizado em maio/2017. Realização e aprovação dos projetos de combate a incêndio e pânico, de captação e amortecimento de águas pluviais
    • Centro de Educação da Primeira Infância - CEPI de Telebrasília, finalizado em maio/2017. Realização e aprovação dos projetos de combate a incêndio e pânico, de captação e amortecimento de águas pluviais
    • Centro de Educação da Primeira Infância - CEPI do Recanto das Emas, finalizado em maio/2017. Realização e aprovação dos projetos de combate a incêndio e pânico, de captação e amortecimento de águas pluviais
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Centro de Educação da Primeira Infância - Cepi Periquito, localizado na QS 607, Área Especial 01 - Samambaia, em obras, com previsão de conclusão em 2019. O centro é composto por 8 salas de aula, bloco de administração, bloco de serviços, 3 blocos pedagógicos, pátio coberto, anfiteatro e parquinho, com capacidade de atendimento de até 150 crianças de 0 a 5 anos em período integral.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Incrementado em 64,62% o número de creches conveniadas entre 2015 e 2018, passando de 65 para 111.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em abril/2015, o Centro de Educação da Primeira Infância - Cepi Jasmim, localizado na QNO 12, Área Especial G - Ceilândia. O centro é composto por 8 salas de aula, bloco de administração, bloco de serviços, 3 blocos pedagógicos, pátio coberto, anfiteatro e parquinho, com capacidade de atendimento a 150 crianças de 0 a 5 anos em período integral.
    AGENCIA REGULADORA DE AGUAS, ENERGIA E SANEAMENTO BASICO DO DIST. FEDERAL Lançado o Projeto Escola Sustentável, desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação, em outubro/2016, que prevê a realização de intervenções em unidades escolares previamente identificadas para demonstrar a viabilidade de se utilizar a tecnologia e/ou pequenas ações, simples e otimizadas, como instrumento essencial para a sustentabilidade.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em abril/2015, o Centro de Educação da Primeira Infância - Cepi Sempre-Viva, localizado na QNQ 03, Lote B - Ceilândia. O centro é composto por 8 salas de aula, bloco de administração, bloco de serviços, 3 blocos pedagógicos, pátio coberto, anfiteatro e parquinho, com capacidade de atendimento a 150 crianças de 0 a 5 anos em período integral.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Centro de Educação da Primeira Infância - Cepi Azulão, localizado na QN 425, Área Especial 02 - Samambaia, em obras, com previsão de conclusão em 2019. O centro é composto por 8 salas de aula, bloco de administração, bloco de serviços, 3 blocos pedagógicos, pátio coberto, anfiteatro e parquinho, com capacidade de atendimento de até 150 crianças de 0 a 5 anos em período integral.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Centro de Educação da Primeira Infância - Cepi Bem-Te-Vi, localizado na QS 409, Área Especial 03 - Samambaia, em obras, com previsão de conclusão em 2019. O centro é composto por 8 salas de aula, bloco de administração, bloco de serviços, 3 blocos pedagógicos, pátio coberto, anfiteatro e parquinho, com capacidade de atendimento de até 150 crianças de 0 a 5 anos em período integral.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Centro de Educação da Primeira Infância - Cepi Cajuzinho, localizado na SHIN CA 02, Lote 24 - Lago Norte, em obras, com previsão de conclusão em 2019. O centro é composto por 8 salas de aula, bloco de administração, bloco de serviços, 3 blocos pedagógicos, pátio coberto, anfiteatro e parquinho, com capacidade de atendimento de até 150 crianças de 0 a 5 anos em período integral.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Construída a nova sede do Centro de Ensino Fundamental Queima Lençol (localizada na AR 13 - Conjunto 01 - AE 03 em Sobradinho II) para atendimento a aproximadamente 650 estudantes. A obra foi objeto do Termo de Ajustamento de Conduta nº 14/2005,(link aqui) firmado entre o Ministério Público do Distrito Federal e a Empresa Ciplan.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado o Campus do Instituto Federal de Brasília - IFB, no Recanto das Emas, em fevereiro/2018. A implantação é fruto de parceria do Distrito Federal com o Instituto Federal de Brasília. O Governo do Distrito Federal cedeu a área e parte de uma edificação preexistente. O Instituto Federal concluiu as obras e equipou todo o espaço, que tem capacidade para atender 1,2 mil alunos, com oferta de curso técnico para a produção audiovisual; e de cursos de formação inicial e continuada, em diversas áreas. (link aqui).
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Realizadas visitas a todos os centros de ensino especial para realização de modulação integrada, visando a aproximação dos normativos e especificidades das unidades escolares, com acompanhamento sistemático das carências e encaminhamento de profissionais aptos e qualificados
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Ampliada a oferta de educação profissional integrada à educação de jovens e adultos, de 358 para 606 vagas, entre 2015 e 2017.
    A ocupação dessas vagas depende da adesão dos estudantes.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Ofertados cursos regulares de idioma nos centros interescolares de línguas - CILs.
    • 33.955 estudantes em 2015
    • 40.724 estudantes em 2016
    • 44.638 estudantes em 2017
    • 46.934 estudantes em 2018
    Os centros são especializados na aprendizagem de idiomas, vinculados à rede pública de ensino do DF. São oferecidos os cursos de inglês, espanhol, francês e alemão. Os alunos do CIL também têm a oportunidade de participar, como voluntários, de grandes eventos em Brasília, como o Fórum Mundial da Água e os Jogos Olímpicos.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Reformadas e ampliadas cozinhas em 14 unidades de ensino, em 2017:
    • Escola Classe 13 de Ceilândia
    • Escola Classe 15 de Ceilândia
    • Centro de Ensino Fundamental 20 de Ceilândia
    • Centro de Ensino Fundamental 04 do Guará
    • Centro Educacional do Lago Norte
    • Escola Classe 209 Sul
    • Centro de Ensino Fundamental 02 de Brasília
    • Escola Classe 08 do Cruzeiro
    • Escola Classe ETA 44 de Planaltina
    • Centro Educacional Várzeas de Planaltina
    • Centro de Ensino Médio 414 de Samambaia
    • Escola Classe Engenho Velho de Sobradinho
    • Centro de Ensino Médio 03 de Taguatinga
    • Centro de Ensino Médio Ave Branca de Taguatinga
    Em 2018:
    • Centro de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do Gama (EQ. 12/16 AE, Setor Oeste).
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Mantido o programa de Educação Precoce, que oferece atendimento educacional especializado a crianças (0 a 3 anos de idade) em risco de sofrer alterações em seu desenvolvimento por diversos fatores peri, pré ou pós-natal; deficiências; Transtorno Global do Desenvolvimento/TEA; situação de vulnerabilidade; e sinais de precocidade para Altas Habilidades e Superdotação. As atividades são desenvolvidas conforme a necessidade da criança e consistem na exploração de brinquedos e da ludicidade, da relação com o próprio corpo, além de vários estímulos. Desde 1987, o Distrito Federal é a única unidade da federação que oferece o serviço como parte da grade na Rede Pública de Ensino, com o objetivo de promover o desenvolvimento das potencialidades e a aquisição de habilidades e competências das crianças, contribuindo para o seu processo de constituição enquanto sujeito e na sua inclusão social, estendido também à família, uma vez que o compartilhar das decisões reduz a tensão e as preocupações oriundas do histórico da criança. Em 2018, são 2.878 estudantes matriculados em 20 unidades educacionais. Para participar, os pais devem ter encaminhamento médico e verificar existência de vaga em uma das unidades onde funciona o programa:
    • Centro de Ensino Especial 01 de Brazlândia (EQ 02/04)
    • Centro de Ensino Especial 01 de Ceilândia (EQNP 10/14 - AE)
    • Centro de Ensino Especial 02 de Ceilândia (QNO 12 - AE G)
    • Centro de Ensino Especial 01 do Gama (EQ 55/56 - AE 02)
    • Centro de Ensino Especial 01 do Guará (QE 20 - LT A - AE)
    • CAIC Juscelino Kubitschek (SMPW - QD 06 - AE 02 - Park Way)
    • Centro de Educação Infantil do Riacho Fundo II (QN 14 - AE 01)
    • Centro de Educação Infantil 01 do Paranoá (QD 16 - Conj E - Lt 01 - AE)
    • Centro de Ensino Especial 01 de Planaltina (Setor Educacional - LT I - AE)
    • Centro de Ensino Especial 02 de Brasília (SGAS 612 - MOD D)
    • Centro de Educação Infantil 01 de Brasília (SGAN 611 - MOD C)
    • Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais - CEEDV (SGAS-612 - AV L2 Sul - Conj J)
    • Centro de Educação Infantil 304 do Recanto das Emas (QD 304 - Conj 14 A - AE 01)
    • Centro de Ensino Especial 01 de Samambaia (QS 303 - Conj 04 - LT 01)
    • Centro de Ensino Especial 01 de Santa Maria (CL 208 - LT A - AE)
    • CAIC Unesco (QD 05 - Conj A - AE - São Sebastião)
    • Centro de Educação Especial 01 de Sobradinho (QD 14 - RUA 05 - AE)
    • Centro de Educação Infantil 04 de Taguatinga (CNA 01/02 - AE - Praça do DI)
    • Centro de Educação Infantil 07 de Taguatinga (QSE 05 - AE 14)
    • Escola Bilíngue Libras e Português Escrito (QNH 01 - AE 02).
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Implantado, em agosto/2018, o Centro de Educação Infantil 08 de Taguatinga, localizado na CND 05 AE 01 - Praça do Bicalho - Taguatinga, com capacidade de atendimento a 336 crianças de 4 e 5 anos, em dois turnos.
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Construída, em 2018, a cobertura da quadra esportiva da Escola Classe 13 de Taguatinga (QSF 05 - AE 02).
    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Construída, em 2018, a cobertura da quadra esportiva da Escola Classe 431 de Samambaia (QS 431, AE 01)
     
    PORTAL GESTÃO 2015-2018 DO GOVERNO DE BRASÍLIA