INÍCIO
 
DESTAQUES
 
ÁREAS TEMÁTICAS
 
INDICADORES
 
MARCOS LEGAIS
 
RELATÓRIOS
 
BUSCAR
     
Ciência, Tecnologia e Inovação
Cultura
Meio Ambiente
Desenvolvimento e Sustentabilidade
Educação
Políticas para Segmentos Sociais
Planejamento Metropolitano e Rural
Saúde
Assistência Social
Gestão e Governança
Mobilidade
Segurança Pública
Esporte e Lazer
Infraestrutura
Infraestrutura
 
Órgão Realizações Fotos e Arquivos
COMPANHIA DE SANEAMENTO DO DISTRITO FEDERAL - CAESB Implantada em agosto/2017, a estação elevatória de esgotos com linha de recalque no Setor ARIS - Buritis, em Sobradinho II, atendendo a demanda de 441 lotes residenciais e um institucional.
COMPANHIA DE SANEAMENTO DO DISTRITO FEDERAL - CAESB Implantado o sistema de esgotamento sanitário no Setor de Mansões Dom Bosco, no Lago Sul em outubro/2017. O sistema de esgotamento sanitário é composto por redes de coleta condominial, atendendo 865 lotes unifamiliares e comerciais com população estimada em 5.884 habitantes.
COMPANHIA DE SANEAMENTO DO DISTRITO FEDERAL - CAESB Implantado o sistema de esgotamento sanitário do Riacho Fundo II, 3ª e 5ª Etapas, em março/2016.
COMPANHIA DE SANEAMENTO DO DISTRITO FEDERAL - CAESB Implantado o sistema de esgotamento sanitário na Cidade de Águas Lindas/GO, em setembro/2017, beneficiando cerca de 85.500 habitantes.
COMPANHIA DE SANEAMENTO DO DISTRITO FEDERAL - CAESB Implantado o sistema de esgotamento sanitário da 1ª Etapa da Região do Grande Colorado em Sobradinho II, Setor Boa Vista I, II, III e IV e Condomínio Residencial RK, em janeiro/2018, beneficiando cerca de 13.734 habitantes.
COMPANHIA DE SANEAMENTO DO DISTRITO FEDERAL - CAESB Implantada a estação elevatória de esgotos, linha de recalque, sifão invertido e complementação das redes públicas e ramais condominiais do sistema de esgotamento sanitário no Incra 8, em Brazlândia, em junho/2017, beneficiando cerca de 5.880 habitantes.
COMPANHIA DE SANEAMENTO DO DISTRITO FEDERAL - CAESB Implantado o sistema de esgotamento sanitário da 3ª etapa da região do Grande Colorado, em Sobradinho, em janeiro/2018, beneficiando cerca de 7.580 habitantes.
COMPANHIA DE SANEAMENTO DO DISTRITO FEDERAL - CAESB Implantado, em outubro/2017, o subsistema produtor de água do Lago Norte, com capacidade de captação de 700 litros de água por segundo, atendendo uma população média de 600 mil pessoas, residentes na Asa Norte, Itapoã, Lago Norte, Paranoá, parte de Sobradinho II e Taquari. Obra emergencial para enfrentamento à situação de crise hídrica do Distrito Federal.
SECRETARIA DE ESTADO DE INFRAESTRUTURA E SERVICOS PUBLICOS Elaborado o Plano Distrital de Saneamento Básico (link aqui). A minuta do plano foi concluída em outubro/2017, após quatro oficinas temáticas, 11 pré-audiências públicas e três audiências públicas. O projeto de lei foi enviado à Câmara Legislativa e aguarda votação.
Os trabalhos para o desenvolvimento do plano foram acompanhados por uma comissão multissetorial, coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos - Sinesp, composta por Adasa, Secretaria de Meio Ambiente - Sema, Novacap, SLU e Caesb.
SECRETARIA DE ESTADO DE INFRAESTRUTURA E SERVICOS PUBLICOS Lançado o programa Ilumina Mais Brasília, em fevereiro/2018. O programa tem como objetivo revitalizar e modernizar o sistema de iluminação pública do Distrito Federal, promovendo a substituição de lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED. Até, novembro/2018, já foram instaladas mais de 11.700 luminárias de LED, garantindo mais segurança para motoristas e pedestres nas principais vias da cidade, além de proporcionar uma economia significativa no consumo de energia em todo Distrito Federal.
COMPANHIA ENERGÉTICA DE BRASÍLIA - CEB Implantados, entre 2015 e 2018, mais de 18.000 novos pontos de iluminação pública no Distrito Federal. A ampliação do sistema de iluminação pública no Distrito Federal contribuiu, de maneira significativa, para melhorar os indicadores de segurança pública, bem como a qualidade de vida da população de Brasília. Merecem destaque, as obras realizadas no Pistão sul/norte, Praça do Relógio e Av. Hélio Prates em Taguatinga, eixos rodoviários Sul e Norte, ciclovia da Praça do Buriti, bem como as obras realizadas em Ceilândia, São Sebastião, Recanto das Emas, Samambaia, Sobradinho II, Núcleo Bandeirante e Paranoá.
COMPANHIA URBANIZADORA DA NOVA CAPITAL DO BRASIL Executadas ações de tapa buracos em todo o Distrito Federal. Essa iniciativa é uma ação de execução continuada que entre 2015 e 2018, já contemplou a aplicação de mais de 20.000 toneladas de massa asfáltica em recuperação de vias pela Novacap.
No mesmo período, foram dedicados esforços por vários órgãos e administrações regionais, em implementar recuperação e pavimentação de vias em diversas localidades.
SECRETARIA DE ESTADO DE INFRAESTRUTURA E SERVICOS PUBLICOS Consolidado o Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais da Região Integrada do Distrito Federal e Goiás - Corsap/DF-GO, em 2016. O consórcio foi constituído como associação pública, com personalidade jurídica de direito público e natureza autárquica. No âmbito do Distrito Federal, está vinculado administrativamente à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, conforme o Decreto nº 37.405/2016 (link aqui). Para maiores informações sobre o consórcio acesse: (link aqui)
SECRETARIA DE ESTADO DE INFRAESTRUTURA E SERVICOS PUBLICOS Aprovado Plano Distrital de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - PDGIRS, em março/2018 (link aqui). Os trabalhos foram concluídos pela Comissão Técnica formada por Secretaria de Meio Ambiente - Sema, Adasa, Caesb, Novacap, SLU e coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos - Sinesp, atendendo a Lei Federal 12.305/2010 (link aqui). O PDGIRS está disponível em: (link aqui)
SECRETARIA DE ESTADO DE INFRAESTRUTURA E SERVICOS PUBLICOS Implantação de infraestrutura urbana básica (drenagem e pavimentação) no Setor Habitacional Sol Nascente em Ceilândia, em andamento. Já foram concluídas em junho/2018, as obras do Trecho I, os trechos II e III têm previsão de conclusão para o 2º semestre/2019.
SECRETARIA DE ESTADO DE INFRAESTRUTURA E SERVICOS PUBLICOS Implantada, em maio/2018, a infraestrutura urbana básica (drenagem e pavimentação) no Setor Habitacional Buritizinho, em Sobradinho II.
COMPANHIA DE SANEAMENTO DO DISTRITO FEDERAL - CAESB Adequação e recuperação das redes de esgoto (incluindo travessias aéreas) na região administrativa do Vicente Pires, em andamento, com previsão de conclusão para o 2º semestre/2018, o sistema irá beneficiar cerca de 70.000 habitantes.
COMPANHIA DE SANEAMENTO DO DISTRITO FEDERAL - CAESB Implantado, em 2017, o sistema de esgotamento sanitário nas Quadras 01, 04, 11, 12 e 13 no Arapoanga, em Planaltina.
COMPANHIA DE SANEAMENTO DO DISTRITO FEDERAL - CAESB Executadas as obras de complementação para implantação do sistema de esgotamento sanitário do Setor Habitacional Sol Nascente - Regiões B e C, em Ceilândia, em outubro/2017, beneficiando cerca de 20.000 habitantes.
COMPANHIA DE SANEAMENTO DO DISTRITO FEDERAL - CAESB Implantado o subsistema produtor de água do Bananal, em outubro/2017, com capacidade de captação de 720 litros de água por segundo, atendendo uma população média de 170 mil moradores de Brasília, Cruzeiro, Lago Norte, Lago Sul, Jardim Botânico, Setor Sudoeste, Octogonal e Setor Noroeste. Obra emergencial para enfrentamento à situação de crise hídrica do Distrito Federal.
COMPANHIA DE SANEAMENTO DO DISTRITO FEDERAL - CAESB Realizadas obras de interligação em diversos locais do Distrito Federal para possibilitar a transferência de áreas de abastecimento do Sistema Descoberto para o Sistema Torto/Santa Maria: Guará I e II, expansão do Guará, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, SMPW Trecho 3, parte de Águas Claras, em dezembro/2017. A interligação, permite transferência de água entre os dois maiores sistemas produtores de água do Distrito Federal, operando atualmente com 370 litros por segundo. Obra emergencial para enfrentamento à situação de crise hídrica do Distrito Federal.
COMPANHIA DE SANEAMENTO DO DISTRITO FEDERAL - CAESB Reabilitada a captação do Alagado, em março/2017, fornecendo 20 litros de água por segundo, beneficiando cerca de 16.000 moradores da região localizada no Gama. Obra emergencial para enfrentamento à situação de crise hídrica do Distrito Federal.
COMPANHIA DE SANEAMENTO DO DISTRITO FEDERAL - CAESB Concluída, em 2017, a interligação do Setor Total Ville à rede de abastecimento do Pólo JK, foram implantados cerca de 515 metros de rede que contribuem com o fornecimento de 8 litros de água por segundo. Obra emergencial para enfrentamento à situação de crise hídrica do Distrito Federal.
COMPANHIA DE SANEAMENTO DO DISTRITO FEDERAL - CAESB Implantado, em 2017, o sistema de abastecimento de água no Condomínio Solar de Brasília no Jardim Botânico.
COMPANHIA DE SANEAMENTO DO DISTRITO FEDERAL - CAESB Implantado, em 2017, o sistema de abastecimento de água no Centro de Orientação e Educação Rural - COER, Quadras 08 e 10 em Sobradinho II.
COMPANHIA DE SANEAMENTO DO DISTRITO FEDERAL - CAESB Implantado o sistema de abastecimento de água do Núcleo Rural Oziel Alves, em abril/2017, em Planaltina. Foram construídas 166 ligações prediais, um reservatório com capacidade de 100 mil litros e uma unidade de tratamento de água simplificado, também foram instalados 19.458 metros de redes de água. Foi também colocado em operação um poço com capacidade de produção de 10 metros cúbicos por hora, beneficiando aproximadamente 830 pessoas que residem e trabalham na localidade.
SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E DESENVOLVIMENTO RURAL Implantação de sistema de distribuição de água em assentamentos: em fase de licitação para contratação dos serviços de instalação. Serão beneficiados os seguintes assentamentos:
  • Camapuã, em São Sebastião
  • 15 agosto, em São Sebastião
  • Estrela da Lua, no Paranoá
  • Santarém, em Ceilândia
  • 1º de Julho, em São Sebastião
  • Márcia Cordeiro, em Planaltina
  • Patrícia e Aparecida, no Paranoá
  • Fazenda Larga, em Planaltina
  • Chapadinha, em Brazlândia
SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E DESENVOLVIMENTO RURAL Kits de irrigação para assentamentos da reforma agrária: em fase de licitação para aquisição do material.

Os kits beneficiarão 465 famílias da agricultura familiar, oriundos da reforma agrária, dos seguintes assentamentos:

  • Nova Camapuã, em São Sebastião
  • 15 de julho, em São Sebastião
  • Santarém, em Ceilândia
  • Estrela da Lua, no Paranoá
  • 1º de Julho, em São Sebastião
  • Pequeno William, em Planaltina
SECRETARIA DE ESTADO DE INFRAESTRUTURA E SERVICOS PUBLICOS Implantação de infraestrutura urbana básica (drenagem e pavimentação) em Vicente Pires em andamento, com previsão de conclusão para o 2º semestre/2019.
COMPANHIA URBANIZADORA DA NOVA CAPITAL DO BRASIL Executados, diversos serviços de manutenção na rede drenagem pluvial no Distrito Federal. Essa iniciativa é uma ação de execução continuada que entre 2015 e 2018, já realizou a desobstrução de 111.474 m de rede de drenagem, a execução de limpeza de 37.218 bocas de lobo e o reparo de outras 10.100, além da limpeza de 9.324 poços de visita.
SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E DESENVOLVIMENTO RURAL Revitalizados, com a construção de tubulação, 10,7 km de canais dos córregos Cristal, Guariroba e Olaria/1ª fase, Índio (ramal esquerdo concluído e ramal direito faltando um trecho em APP) e pontos críticos do Rodeador, que integram o Alto Descoberto, em Brazlândia.
SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E DESENVOLVIMENTO RURAL Revitalizados 2,5 Km do Canal do Rodeador, com a implantação de tubulação em pontos críticos do Canal.

SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E DESENVOLVIMENTO RURAL Executados 100 ha de terraceamento em várias localidades do Distrito Federal.

O terraceamento é uma técnica agrícola que consiste na implantação de estruturas lineares para a interceptação dos fluxos de águas pluviais sobre a superfície da terra, controlando os processos erosivos e aumentando os volumes de infiltração das precipitações.

EMPRESA DE ASSIST. TECNICA E EXTENSAO RURAL Construídos 107 tanques lonados desde 2017 até novembro/2018, na região do Alto Descoberto, em Brazlândia.

A estrutura é uma espécie de reservatório para água revestido com lona, que impede a perda de água por infiltração do solo.

COMPANHIA DE SANEAMENTO DO DISTRITO FEDERAL - CAESB Implantado o sistema de esgotamento sanitário no Setor Habitacional Porto Rico, em Santa Maria, em maio/2017, beneficiando cerca de 10.000 habitantes.
SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE Plantadas 8.200 mudas para neutralização do carbono emitido nas atividades da Virada do Cerrado, edições 2016 e 2017. Na edição de 2016 foram 4.200 mudas e em 2017, 4.000 mudas.
COMPANHIA URBANIZADORA DA NOVA CAPITAL DO BRASIL Reforma da Rodoviária do Plano Piloto, em andamento, com previsão de conclusão para o 1º semestre/2019. Estão em execução as obras de recuperação e revitalização das plataformas e demais áreas internas e a adequação às normas de acessibilidade de todo o terminal.
SECRETARIA DE ESTADO DE INFRAESTRUTURA E SERVICOS PUBLICOS Implantada, em junho/2018, a infraestrutura urbana básica (drenagem e pavimentação) no Setor Habitacional Ribeirão, conhecido como Condomínio Porto Rico, em Santa Maria.
COMPANHIA DE SANEAMENTO DO DISTRITO FEDERAL - CAESB Implantado, em janeiro/2016, o Centro de Reservação de Água Potável do Setor Noroeste. Os reservatórios têm capacidade de armazenamento de cinco milhões de litros, podendo atender até 40 mil pessoas.
SECRETARIA DE ESTADO DE INFRAESTRUTURA E SERVICOS PUBLICOS Implantação de infraestrutura urbana básica (drenagem e pavimentação) no Setor Habitacional Bernardo Sayão, em andamento, com previsão de conclusão para o 2º semestre/2019.
COMPANHIA DE SANEAMENTO DO DISTRITO FEDERAL - CAESB Ampliado, em dezembro/2018, do Sistema de Esgoto Sanitário no Setor de Clubes Esportivos Sul - SCES. As obras contemplaram a execução de redes públicas, coletores tronco, quatro estações elevatórias de esgotos e suas respectivas linhas de recalque.
COMPANHIA DE SANEAMENTO DO DISTRITO FEDERAL - CAESB Concluídas, em outubro/2018, as obras de complementação do sistema de exportação de esgotos, em Águas Claras. As obras contemplaram a execução de linha de recalque, interceptor e a Estação Elevatória de Esgotos Parque Águas Claras.
COMPANHIA DE SANEAMENTO DO DISTRITO FEDERAL - CAESB Concluídas, em abril/2018, as obras de remanejamento das adutoras de água tratada e do interceptor de esgoto bruto, no Sudoeste. O remanejamento foi realizado para dar viabilidade à implantação da obra viária do Viaduto da EPIG.
COMPANHIA DE SANEAMENTO DO DISTRITO FEDERAL - CAESB Concluídas, em agosto/2018, as obras e serviços de engenharia para a implantação da subadutora de água tratada, rede de distribuição de água e ligações prediais na Bacia F do Setor Habitacional Sol Nascente.
COMPANHIA DE SANEAMENTO DO DISTRITO FEDERAL - CAESB Implantado, em dezembro/2018, o Subsistema de Abastecimento de Água do Gama. A iniciativa contemplou o fornecimento, instalação, comissionamento e operação assistida de sistema de tratamento de Água para abastecimento público, utilizando membranas de ultrafiltração, com capacidade de produção de 320 L/s.
SECRETARIA DE ESTADO DAS CIDADES O Programa Cidades Limpas teve suas atividades iniciadas em 2016. A meta de 20 operações para o ano de 2018 já foi alcançada. Ao todo foram 48 operações.

Além do Programa Cidades Limpas, a partir de julho de 2018, foi realizado o subprograma "Bota Fora Entulhos", visando a atender às demandas pontuais. Neste subprograma é feita a remoção, mecanizada ou manual, de galhos, pneus, móveis e inservíveis. Ao todo foram retiradas 6.482 toneladas de entulhos em 14 regiões administrativas, conforme demandas.

COMPANHIA DE SANEAMENTO DO DISTRITO FEDERAL - CAESB Implantação do Sistema Produtor de Água Corumbá em andamento. A conclusão das obras está prevista para o 1º semestre/2019.
O empreendimento foi concebido por meio de um consórcio entre a Caesb e a Saneago, para captação e tratamento de até 5.600 l/s no final de plano, a etapa atualmente em obras está projetada para 2.800 l/s e beneficiará cerca de 1,3 milhões de pessoas, a expectativa é que ao final da implantação da 2ª etapa o número de pessoas atendidas chegue a 2,5 milhões, distribuídas proporcionalmente entre o Distrito Federal e o Estado de Goiás. O sistema está dividido em diversas frentes de obras com um investimento total de R$ 272 milhões na forma que segue:
  • Adutora de Água Bruta (1º contrato) - conclusão prevista para o 1º semestre/2019
  • Estação de Tratamento de Água Corumbá (Obras Civis e Equipamentos) - conclusão prevista para o 1º semestre/2019
  • Estação de Tratamento de Água Corumbá (Eletricidade e Automação) - concluída em dezembro/2018
  • Estação de Tratamento de Água Corumbá (Reservatório Apoiado) - conclusão prevista para o 2º semestre/2018
  • Elevatória e Adutora de Água Tratada (Equipamentos e Materiais) - Tubos concluídos em novembro/2017 e Bombas - conclusão prevista para o 2º semestre/2018.
  • Subestação Seccionadora e Rebaixadora - conclusão prevista para o 2º semestre/2018
  • Elevatória e Adutora de Água Tratada (Obras Civis e Montagem) - conclusão prevista para o 1º semestre/2019
SERVICO DE LIMPEZA URBANA Implantação de centros de compostagem e de triagem de materiais recicláveis em andamento com a execução das seguintes ações:
  • Aluguel e aparelhamento de cinco centros de triagem temporários para recepção dos catadores do Lixão
  • Galpão SCIA Trecho 10 em funcionamento desde 15/09/2017, ocupado pelas Cooperativas Construir e Coortrap
  • Galpão SIA Trecho 17a em funcionamento desde 29/09/2017, ocupado pela Cooperativa Coopere
  • Galpão SIA Trecho 17b em funcionamento desde 09/01/2018, ocupado pelas cooperativas Coorace e Coopernoes
  • Galpão SAAN Trecho 2 em funcionamento desde 12/01/2018, ocupado pelas cooperativas Cooperlimpo e Plasferro
  • Galpão da Ceilândia - SDMC Quadra 08, Lotes 4, 5, 6 e 7. Em funcionamento desde 17/01/2018, ocupado pela cooperativa Ambiente
  • Implantada, em julho/2018, a instalação de recuperação de resíduos - IRR do P. Sul
  • Implantada, em dezembro/2018, a instalação de recuperação de resíduos - IRR do SCIA
  • Implantação do centro de triagem da L4 Sul, em andamento, com previsão de conclusão para o 1º semestre/2019
  • Reformada, em dezembro/2018, a instalação de recuperação de resíduos - IRR de Brazlândia
  • Reforma do centro de triagem do Paranoá, em fase de ajustes no projeto básico, com previsão de lançamento do edital de licitação para o 1º semestre/2019
  • Realizada a captação de financiamento junto ao BID para reforma e ampliação das usinas de compostagem e reforma das estações de transbordo
  • Implantação de duas áreas para triagem, transbordo e reciclagem de resíduos da construção civil - ATTR, localizadas em Samambaia e Gama, previstas para o 2º semestre/2019
 
PORTAL GESTÃO 2015-2018 DO GOVERNO DE BRASÍLIA