INÍCIO
 
DESTAQUES
 
ÁREAS TEMÁTICAS
 
INDICADORES
 
MARCOS LEGAIS
 
RELATÓRIOS
 
BUSCAR
     
Ciência, Tecnologia e Inovação
Cultura
Meio Ambiente
Desenvolvimento e Sustentabilidade
Educação
Políticas para Segmentos Sociais
Planejamento Metropolitano e Rural
Saúde
Assistência Social
Gestão e Governança
Mobilidade
Segurança Pública
Esporte e Lazer
Infraestrutura
Saúde
 
Órgão Realizações Fotos e Arquivos
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Implementadas, entre fevereiro/2017 e fevereiro/2018, 272 novas equipes da Estratégia de Saúde da Família - ESF, totalizando 530 equipes, que correspondem a uma cobertura populacional de 67,8%. Em janeiro/2017, o DF contava com 277 equipes e cobertura de cerca de 34%. A população total assistida pela Estratégia Saúde da Família no DF passou, assim, de 1.038.750 para 2.058.750 habitantes. Com a implementação da ESF, algumas regiões administrativas passaram a ter cobertura populacional igual ou superior a 100%, como:
  • Riacho Fundo II (128,1%)
  • Estrutural (110,4%)
  • Fercal (147,6%)
Outras regiões avançam nessa cobertura:
  • Recanto das Emas (86,9%)
  • Samambaia (90,4%)
  • Gama (91,3%)
  • Sobradinho I (87,8%)
Ceilândia teve o incremento mais expressivo: 47 novas equipes, cobertura de 176.250 habitantes, abrangendo 100% do Pôr do Sol e do Sol Nascente.

  • Cadastradas, entre janeiro/2017 e janeiro/2018, 79 novas equipes no Sistema de Cadastro de Estabelecimentos de Saúde do Ministério da Saúde, passando de 243 para 322 equipes
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Reinaugurada, em janeiro/2017, a Unidade Básica de Saúde - UBS 01, na QI 21 do Lago Sul/Plano Piloto. A unidade foi reformada e passou a ter capacidade de abrigar até sete equipes de saúde da família.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Concluída e inaugurada, em 17/05/2018, a Construção da Unidade Básica de Saúde - UBS do Pôr do Sol, na EQNP 16/20, Área Especial, Lotes E, F e G, em Ceilândia.

A unidade abriga sete equipes de Saúde da Família e quatro equipes de Saúde Bucal. São prestados serviços de atendimento médico, enfermagem, odontológico, vacinação, curativos, entrega de medicamentos, entre outros. Cobertura atendimento de até 26.250 pessoas.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Reinaugurada, em março/2017, a Unidade Básica de Saúde - UBS 04, na QC 06, Conjunto 16, Lote 01/AE 01, do CAUB/Riacho Fundo II.

A unidade foi reformada e passou a ter capacidade de abrigar uma equipe de Saúde da Família e uma equipe de saúde bucal. São prestados serviços de atendimento médico, enfermagem, odontológico, vacinação, curativos, entrega de medicamentos, dentre outros. Cobertura de atendimento de até 3.750 pessoas.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Concluída, em janeiro/2018, a Unidade Básica de Saúde - UBS na QR 210, conjunto 22, lote 01, de Samambaia.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Unidade Básica de Saúde - UBS na DF 205, km 19, da Fercal - edificação concluída, com previsão de entrada em operação no 1º semestre/2019.

A unidade abrigará uma equipe de Saúde da Família e uma equipe de Saúde Bucal. Serão prestados serviços de atendimento médico, enfermagem, odontológico, vacinação, curativos, entrega de medicamentos, entre outros. Cobertura de atendimento de até 3.750 pessoas.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Unidade Básica de Saúde - UBS no Setor Norte, AE9 A (Bombeiros), em Planaltina - obras iniciadas em 07/05/2018, com previsão de conclusão no 1º semestre/2019.

A unidade abrigará sete equipes de Saúde da Família e quatro equipes de Saúde Bucal. Serão prestados serviços de atendimento médico, enfermagem, odontológico, vacinação, curativos, entrega de medicamentos, entre outros. Cobertura de atendimento de até 26.250 pessoas.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Concluída e reinaugurada, em 01/10/2018, a revitalização da Unidade Básica de Saúde - UBS na EQNO 17/18, antigo Centro de Saúde nº 11 em Ceilândia.

A unidade abriga seis equipes de Saúde da Família e três de Saúde Bucal. São prestados serviços de atendimento médico, enfermagem, odontológico, vacinação, curativos, entrega de medicamentos, entre outros. Cobertura de atendimento de até 22.500 pessoas.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Definidas, em dezembro/2017, em reunião da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno - Ride/DF com o Ministério da Saúde:
  • A reorganização dos processos regulatórios
  • A análise da carta de intenções pactuada em Brasília, visando concretização das intenções
  • Definição da rede de urgência e emergência como prioridade para regulação na rede
  • Qualificação das ações integradas de enfrentamento da dengue e outras arboviroses, a partir de oficina de trabalho conjunta
Posto em funcionamento parcial o fluxo de regulação de urgência e emergência nos três municípios de MG integrantes da Ride/DF.
  • Foi acordada a necessidade de comunicação à central de regulação de urgências do DF - Ceru, sempre que houver encaminhamento de pacientes, para que o direcionamento ocorra de forma adequada, de acordo com classificação de risco.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Ampliado, de 10 para 30, o número de vagas mensais ofertadas pelo serviço de radioterapia no Hospital Sírio Libanês, via Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS - Proadi-SUS.
  • Em 2017, foram agendados 452 pacientes.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Realizada manutenção de 15 leitos de um total de 49, na Unidade de Internação do Hospital Regional de Planaltina - com adequação física e estrutural, a fim de atender, de modo apropriado, usuários, acompanhantes e profissionais de saúde.
  • Outros 14 leitos se encontram bloqueados para processo de manutenção predial, com previsão de conclusão em 2019.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Construção e implantação do Hospital de Especialidades Cirúrgicas e Centro Oncológico de Brasília - Hecco-BSB, com projeto em fase preparatória para lançamento de licitação, prevista para 1º semestre/2019.
  • Compreende a implantação de unidade hospitalar com 172 leitos (152 de internação e 20 UTI), consultórios multidisciplinares e ampla área capaz de acomodar pacientes em quimioterapia, salas de cirurgias conjugadas e com robótica e aparelhos de radioterapia PET-CT.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Parcerias com clínicas veterinárias privadas em fase de implementação, parceria esta que será viabilizada por meio de um edital de credenciamento publicado em setembro/2018 com previsão de envio de propostas das empresas no mês de dezembro/2018. As parcerias visam ampliar o quantitativo de postos de vacinação para campanhas de vacinação antirrábica em animais de pequeno porte e ampliar a cobertura vacinal em cães e gatos.

Atualmente, são dez postos fixos, que ficam nas inspetorias de saúde/núcleos de vigilância ambiental nas regiões de saúde. Com as parcerias, pode-se chegar a 565 postos de vacinação.

SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Desenvolvidas, anualmente, ações conjuntas com escolas privadas, mediante articulação com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal.

O objetivo é vacinar o público adolescente localizado nessas escolas contra doenças imunopreveníveis, como o HPV (vírus do papiloma humano, do inglês human papiloma virus) e a influenza.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Realizados, em 2017, 18.755 Testes de Acuidade Visual e 2.539 consultas oftalmológicas, em estudantes da rede pública de ensino.
Em 2018, até o mês de outubro, foram realizados 7.000 Testes de Acuidade Visual e 2.895 consultas oftalmológicas.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF Distribuídos, em 2017, 608 óculos aos estudantes da rede pública de ensino.
SECRETARIA DE ESTADO DAS CIDADES Realizadas de novembro/2016 até março/2018, por meio do programa Cidades Limpas, a inspeção de 89.169 depósitos de potenciais criadouros de larvas do mosquito Aedes aegypti.

Destes, 23.021 depósitos foram tratados e/ou eliminados, como contribuição para redução no número de casos notificados, que passou de 20.565 em 2016, para 5.661 em 2017. Além das ações de inspeção realizadas, 250 unidades de carcaças e 1 ton. de pneus foram recolhidos.

A próxima ação está prevista para o período de chuvas.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Ampliado o cadastro de Agentes Comunitários de Saúde - ACS, de 868 agentes em janeiro/2017 para 958 em janeiro/2018. Ampliação ocorreu mesmo sem a contratação de novos ACS, e foi possível por meio da reorganização das equipes.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Implementadas 137 novas equipes de saúde bucal na atenção primária do DF, por meio da reorganização das equipes já existentes, além das 110 equipes cadastradas no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, totalizando cobertura em saúde bucal de 62,2% em janeiro/2018.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Concluída e reinaugurada, em 24/04/2018, a revitalização da Unidade Básica de Saúde - UBS de Tabatinga, em Planaltina.

A unidade foi reformada e passou a ter capacidade de abrigar uma equipe de Saúde da Família. São prestados serviços de atendimento médico, enfermagem, vacinação, curativos, entrega de medicamentos, entre outros. Cobertura de atendimento de até 3.750 pessoas.

A APS possui uma unidade móvel odontológica que percorre o território de abrangência desta unidade.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Inaugurada, em 06/07/2018, a Unidade Básica de Saúde - UBS no Incra 8, em Brazlândia.

A unidade abriga três equipes de Saúde da Família e duas equipes de Saúde Bucal. São prestados serviços de atendimento médico, enfermagem, odontológico, vacinação, curativos, entrega de medicamentos, entre outros. Cobertura de atendimento de até 10.250 pessoas.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Implantada, em agosto/2017, sala de vacina na avenida Araucárias, em Águas Claras, para atender à necessidade da população da região.
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL Lançada, em dezembro/2015, ação permanente de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana, realizada por alunos do programa Bombeiro Mirim. Mensalmente, cerca de 1,5 mil crianças e adolescentes, acompanhados por militares, percorrem as proximidades de quartéis do Corpo de Bombeiros nas cidades de Brazlândia, Ceilândia, Estrutural, Gama, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião e Sobradinho, entregando material explicativo à população local.

Mais informações (link aqui).
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Reformada a fachada da emergência do Instituto Hospital de Base - IHBDF; obra concluída em outubro/2017.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Reformada a Farmácia Antineoplásica - capela de fluxo laminar - do Hospital Regional de Taguatinga - HRT com a finalização da instalação do equipamento em 25/01/2018 e conclusão de manutenção predial em abril/2018.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Inaugurada, em novembro/2017, a Unidade de Distribuição de Medicamentos de Alto Custo do Gama (Praça 1, Área Especial s/n, Setor Leste), antiga sede da Junta Militar. A unidade possui mais de 5.000 usuários cadastrados e média de 200 atendimentos por dia.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Reformadas, entre 2016 e 2017, 11 bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu, a saber:
  1. Sobradinho
  2. Riacho Fundo
  3. Samambaia
  4. Santa Maria
  5. Gama
  6. Ceilândia
  7. Estrutural
  8. Recanto das Emas
  9. Planaltina
  10. Brazlândia
  11. Vicente Pires
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Reformada, em fevereiro/2018, a recepção do Hospital Regional de Santa Maria - HRS.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Reformado e reinaugurado, em junho/2018 o Laboratório de Nutrição Enteral do Instituto Hospital de Base - IHBDF.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Reforma do Bloco Administrativo do Instituto Hospital de Base do DF em andamento, com previsão de conclusão no 1º semestre/2019.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Reinaugurado em 06/07/2018, o Banco de Leite do Hospital Regional de Brazlândia - HRBZ.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Caldeiras das Unidades citadas abaixo, foram desativadas.
  1. Hospital Regional de Ceilândia - HRC
  2. Hospital Regional de Sobradinho - HRS
  3. Hospital Regional de Brazlândia - HRBZ
  4. Hospital Regional da Asa Norte - HRAN
  5. Hospital Materno Infantil de Brasília - HMIB
  6. Hospital Regional de Taguatinga - HRT
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Manutenção de elevadores, escadas e monta-cargas com contratação em andamento:
  • Elevadores para as seguintes unidades: Instituto Hospital de Base do DF, Hospital Regional de Ceilândia, Hospital Regional de Samambaia, Hospital Regional do Gama, Unidade Mista de Taguatinga, Hospital Regional da Asa Norte, Hospital Regional de Santa Maria, Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde - Fepecs, Hospital Regional da Região Leste, Sede da Secretaria de Saúde, Hospital Materno Infantil de Brasília, Hospital Regional de Taguatinga, Hospital Regional do Guará, Hospital Dia e Hemocentro. Exceto Hospital Regional de Planaltina e Hospital Regional de Sobradinho, cuja licitação encontra-se em andamento.
  • Monta cargas em operação nos seguintes Hospitais: Hospital Regional da Região Leste, Hospital Regional do Gama, Hospital Materno Infantil de Brasília, Hospital Regional de Samambaia, Hospital Regional de Taguatinga, Instituto Hospital de Base do DF. Exceto Hospital Regional de Planaltina, Hospital Regional de Sobradinho e Hemocentro, cuja licitação encontra-se em andamento.
  • Escadas: Hospital Regional da Asa Norte.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Manutenção de câmaras de cadáveres, refrigeradores e caldeiras para toda a rede hospitalar do DF:
  • Manutenção de Caldeiras - Instituto Hospital de Base do DF, Hospital Regional do Gama - HRG, Hospital Regional de Planaltina - HRP, Hospital Regional da Região Leste - HRL e Hospital Regional de Santa Maria - HRSM - com licitação concluída e iniciada a execução dos serviços em 2018
  • Câmaras de cadáveres e refrigeradores - em fase de ação preparatória, com previsão de licitação no 1º semestre/2019
  • Atualmente os serviços prestados são pagos por despesa indenizatória.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Elevado o índice de equipamentos de infraestrutura hospitalar (ar-condicionados, caldeiras, câmaras de cadáveres, geradores energia) cobertos por contratos de manutenção:
  • 2016: 16%
  • 2017: 65%
  • 2018: 93,31%*
* Previsão para o 2º semestre/2018
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Elevado o índice de equipamentos médico-hospitalares de baixa e média complexidade (incubadoras, centrífugas, ventiladores pulmonares de tipos mais simples, monitores cardíacos, eletrocardiógrafos, eletroencefalógrafos, equipamentos para hemodiálise, entre outros) cobertos por contratos de manutenção:
  • 1º semestre/2017: 17%
  • 2º semestre/2017: 42%
  • 1º semestre/2018: 74%
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Elevado o índice de equipamentos hospitalares de alta complexidade (ressonância nuclear magnética, tomógrafos, alguns tipos de analisadores químicos, gama câmara, acelerador linear, entre outros) cobertos por contratos de manutenção:
  • 2016: 18%
  • 2017: 82%
  • 2018: 92,31%*
*Previsão - 2º semestre/2018
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Criado, por meio da Lei nº 5.899/2017 (link aqui), o Instituto Hospital de Base do Distrito Federal - IHBDF.
  • Com a implementação de um novo modelo de gestão, espera-se reduzir os problemas relacionados à manutenção de equipamentos e abastecimento de medicamentos e materiais médico-hospitalares, bem como garantir maior agilidade na contratação de profissionais, de forma a garantir melhor atendimento à população.
  • O Hospital de Base seguirá recebendo pacientes, inclusive na emergência, de forma referenciada, de outras unidades de saúde. Continuará sendo também a referência (pelo sistema de regulação) às especialidades médicas, especialmente para casos complexos na área de câncer e neurologia.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Consolidada a contratualização do GDF com o Hospital Universitário de Brasília - HUB, que ampliou a oferta de serviços de saúde à população, visto que o hospital disponibilizou toda sua capacidade para fortalecer as ações e serviços do Sistema Único de Saúde-SUS.

Presta atendimento de pronto-socorro, clínica médica, pediatria, cirurgia geral e ginecologia e obstetrícia para atendimento de serviços de urgência e emergência.

Também faz atendimentos ambulatoriais em diversas especialidades, inclusive materno infantil - possuindo centro obstétrico, alojamento conjunto e UTI neonatal. Oferece, ainda, tratamentos na área de reabilitação, saúde auditiva, bucal, oncologia e transplantes, bem como diversos exames.

Como hospital-dia, destina-se ao tratamento medicamentoso de doenças reumáticas, dermatológicas, gastrointestinais, entre outras. O tratamento oferecido no Leito Dia do HUB-UnB visa ao controle de doenças autoimunes e inflamatórias sem necessidade de internação, dispondo de dez leitos.

Prestação de serviços nos últimos anos:
  • 2015: 1.343.836 procedimentos ambulatoriais e 8.038 internações
  • 2016: 1.332.841 procedimentos ambulatoriais e 8.092 internações
  • 2017: 1.723.575 procedimentos ambulatoriais e 9.455 internações
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Assinado, em fevereiro/2018, contrato com o Instituto de Radioterapia de Taguatinga - IRT, com oferta de 15 vagas/mês para tratamento radioterapêutico em oncologia.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Assinado, em agosto/2018, contrato com o Hospital Santa Lúcia, com oferta de 98 vagas/mês para tratamento radioterapêutico em oncologia.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Implantado, em 2017, o Centro de Referência para Cirurgias Eletivas de Média e Baixa Complexidade de Hérnia e Vesícula no Hospital Regional de Samambaia - HRSAM.
  • Até janeiro/2018, foram realizadas 1.055 cirurgias, zerando a fila de espera do hospital, de 300 pacientes.
  • O Centro de Referência iniciou a recepção de demandas de cirurgias eletivas de média e baixa complexidade de hérnia e vesícula, demandadas por outras regiões de saúde, por meio do sistema de regulação.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Ampliada a contratualização do GDF com Hospital Universitário de Brasília - HUB e consequente aumento do número de atendimentos em internação:
  • 2015: 8.038 internações
  • 2016: 8.092 internações
  • 2017: 9.455 internações
  • 2018: 6.951* internações
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Ampliada a contratualização do GDF com o Instituto de Cardiologia do DF - ICDF, o que permitiu a ampliação da quantidade de cirurgias cardíacas realizadas em pacientes encaminhados pelos serviços da Secretaria de Saúde.

Em 2017, foram realizados 884 procedimentos contra 657 em 2016 - crescimento de mais de 34%.
  • 2015: 3.751 internações
  • 2016: 3.869 internações
  • 2017: 4.388 internações
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Abertura de 290 leitos, sendo: 108 leitos no Instituto Hospital de Base; 88 leitos nos demais hospitais da rede;e 94 leitos domiciliares no 1º semestre/2018
  • Após diagnóstico situacional dos leitos bloqueados foram identificadas as causas e quantificados os problemas de estrutura física, equipamentos e déficit de recursos humanos que ocasionavam o bloqueio de leitos nos hospitais regionais da rede SES
  • A partir disso, ao longo do 1º semestre, diversas intervenções na estrutura física das enfermarias foram realizadas por meio da priorização dos serviços de manutenção predial, no que tange a execução de refazimento de pisos, readequações elétricas e hidráulicas, colocação de rede de gazes, reformas de banheiros entre outros
  • Contratos de manutenção de equipamentos foram regularizados, aumentando a disponibilidade de respiradores, monitores e oxímetros disponíveis na Rede SES
  • Foram nomeados 1485 novos servidores, sendo que 70,8% entraram em exercício. As lotações destes servidores foram priorizadas para reforço do quadro das clínicas hospitalares e equipes de atenção domiciliar, impactando diretamente na abertura imediata de 182 leitos (88 nos hospitais regionais e 94 leitos domiciliares)
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Expandida a estrutura física do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal - Samu-DF.

Renovação de frota: o serviço recebeu 23 novas ambulâncias em 01/03/2018. São quatro unidades de suporte avançado e 19 de suporte básico, que atendem os sete núcleos do Samu.

Reforma de 13 bases dos Núcleos de Atendimento Pré-Hospitalar - APH: concluídas e entregues em julho/2017.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Melhorados os processos de trabalho do Samu-DF, mediante:
  • Inserção do serviço na estrutura do Complexo Regulador em Saúde do DF, como ação para integração das centrais de regulação, evitando desperdício e melhorando a oferta em tempo oportuno e sem duplicidade
  • O Samu era uma gerência da Diretoria de Urgências e Emergências e foi alçado a diretoria, com a criação de uma estrutura administrativa própria, regionalizada, que nunca existiu na Secretaria de Saúde
  • Regularizados os dados de produtividade e feitos os seguros de todas as ambulâncias, exigência do Ministério da Saúde para assegurar o repasse de valores ao Samu
  • Nomeados os médicos clínicos para completar as equipes das Unidades de Socorro Avançadas, além do redimensionamento de pessoal, para reduzir a necessidade de horas extras e garantir o cadastramento das unidades no Ministério da Saúde
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Estruturado o Núcleo de Saúde Mental Móvel - Nusam, dentro da Central de Informação Toxicológica e Atendimento Psicossocial - Ceitap, para funcionar 24 horas/dia:
  • 12,5% dos atendimentos do Samu são em saúde mental
  • 30% dos atendimentos são feitos in loco por esse Núcleo
  • O núcleo matricia todas as ocorrências em saúde mental do Samu, incluindo o monitoramento do comportamento suicida na rede
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Efetuadas obras de manutenção predial no Hospital Regional de Sobradinho, em 2017 e 2018, nos seguintes setores:

  • Maternidade
  • Unidade de Terapia Intensiva Neonatal
  • Hemodiálise
  • Recepção do Pronto Socorro de Ortopedia
  • Corredor central
  • Pontos de gases da pediatria, para abertura de leitos
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Efetuadas obras de manutenção predial no Hospital Regional de Planaltina, nos seguintes setores:
  • Maternidade
  • Sala Amarela da Emergência
  • Unidade de Clínica Médica em andamento, com previsão de conclusão para o 1º/semestre de 2019.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Efetuadas obras de manutenção predial no Hospital de Apoio de Brasília, em 2017 e 2018, a saber:
  • Pintura das enfermarias na Ala de internação B
  • Reforma da enfermaria 10
  • Abertura de consultório de Psicologia
  • Reparos no corredor
Na Odontologia, foi realizada instalação de TV.

O Núcleo de Hotelaria em Saúde, o Núcleo de Material e Patrimônio, o Arquivo Morto e o Arquivo Permanente passaram por um mutirão de limpeza e descarte de inservíveis, transformando o ambiente anterior em prol do acolhimento dos servidores e usuários.

Nos consultórios, foram instalados ar-condicionados.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Efetuadas obras de manutenção predial nas clínicas do Hospital da Região Leste, no Paranoá, em 2017 e 2018, com reparos nos banheiros e pinturas.
  • Realizados reparos em 24 camas, adaptada a área física dos ambulatórios e reformado o Centro Obstétrico.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Efetuadas obras no Hospital Regional da Asa Norte, em 2017, nos seguintes setores:
  • Enfermarias da Unidade de internação da Cirurgia Geral (4º andar: 401, 402, 403, 404, 405, 406, 407, 408, 409, 411, 412, 420)
  • Enfermaria da Unidade de Internação da Clínica Médica (5º andar: 501)
  • Enfermarias da Unidade de Internação da Clínica Médica (6º andar: 601, 605, 607 e 622)
  • Enfermarias da Unidade de Internação da Cirurgia Plástica (7º andar: 701 e 703)
  • Adequados os banheiros das enfermarias da Pediatria (Enfermarias: 0-2 anos, 2-5 anos e 5-12)
  • Construída bancada no berçário para colocação de banheira dos bebês
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Efetuadas reformas no Hospital Regional de Taguatinga, em 2017, abrangendo:
  • Banheiro e copa da Unidade de Pediatria
  • Unidade de Cardiologia
  • UTI - Adulto
  • Corredor da Nefrologia
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Efetuadas obras de adequação física no Pronto Socorro do Hospital São Vicente de Paulo - HSVP, entre 2016 e 2018, a saber:
  • Instalados vidros temperados e laminados nas portas
  • Construídas paredes divisórias no refeitório da Emergência
  • Reformada a parte hidráulica dos banheiros
  • Trocados os revestimentos dos banheiros
  • Reparada a caixa de água
  • Adquiridos e instalados bebedouros
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Atendidos em domicílio, em 2017, 55,49% da população com doenças crônico-degenerativas que tiveram alto grau de comprometimento de saúde, em todas as regiões do DF. Meta 2018: 70%.

Em março/2018, a cobertura contemplava 762 pacientes crônicos, assistidos por 16 equipes multiprofissionais de atenção domiciliar - Emad, cada uma delas assim constituída:
  • Médico - 40 h
  • Enfermeiro - 40 h
  • Técnico de enfermagem - 120 h
  • Assitente social - 30 h
  • Fisioterapeuta - 30 h
Há também cinco equipes multiprofissionais de apoio - Emap, com a seguinte composição:
  • Três profissionais de saúde - nutricionista, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo, odontólogo ou farmacêutico
Existe ainda o Serviço de Atenção Domiciliar de Alta Complexidade - SAD-AC. Criado em 2012, tem por objetivo desobstruir leitos de UTI ocupados por pacientes crônicos, dependentes de aparelho para respirar, dieta administrada por sondas e cuidados intensivos de enfermagem.
  • Atualmente são atendidos 51 pacientes por meio de contrato entre a Secretaria de Saúde e a empresa especializada em prestação de serviço de home care
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Inaugurado, em 06/03/2018, o Centro de Atenção Psicossocial - CAPS (localizado à Qd 01 do Setor Veredas de Brazlândia), sendo este o primeiro equipamento de saúde mental da cidade. A unidade atende pacientes adultos e crianças em várias linhas de cuidados da saúde mental.
  • Existem hoje no DF 18 centros em funcionamento, sendo três CAPS Álcool e Drogas e quatro CAPS Infanto-Juvenil
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Consolidadas parcerias estratégicas para a gestão de unidades de saúde, com destaque para:
  • Contrato de Gestão com o Hospital da Criança de Brasília - HCB, ampliado com a inauguração do Bloco II no 1º semestre/2018
  • Contrato de gestão com Instituto Hospital de Base - IHBDF, em 11/01/2018
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Firmada parceria, em 2017, entre equipes de Saúde da Família - ESF e 116 escolas, das 258 participantes do Programa Saúde na Escola - PSE para atuar em ações específicas de prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Contratada, em fevereiro/2018, clínica para internação compulsória de dependentes químicos, exclusivamente para internações determinadas pela Justiça.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Reinaugurada, em julho/2018, a Unidade Básica de Saúde - UBS em Planaltina/Taquara.

A unidade foi reformada e passou a ter capacidade de abrigar uma equipe de Saúde da Família. São prestados serviços de atendimento médico, enfermagem, vacinação, curativos, entrega de medicamentos, entre outros. Cobertura de atendimento de até 3.750 pessoas.

A APS possui uma unidade móvel odontológica que percorre o território de abrangência desta unidade.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Realizada, em 2017, manutenção da Unidade de Internação do Hospital Materno-infantil de Brasília. Parte dela conta agora com adequação física e estrutural, a fim de atender, de modo apropriado, usuários, acompanhantes e profissionais de saúde.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Reformada a Unidade de Hemodiálise e Pediatria do Hospital Regional de Sobradinho e reinaugurada em 17/04/2018, com realização de adequação física e estrutural.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Reformada, em 2017, a Unidade de Cardiologia no Hospital do Gama. As estruturas foram adequadas às necessidades das unidades, garantindo melhor tratamento a pacientes e realização efetiva das atividades profissionais cardiológicas.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Ampliado o quadro de profissionais da Atenção Básica:
  • Nomeados, desde 2015, 305 médicos de família e comunidade para reforçar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde - UBS. Desses, 161 entraram em exercício entre 2015 e 2018 e 121 em 2017 e 2018, quando foi iniciado o processo de ampliação da Estratégia Saúde da Família por meio do Converte APS (transformação do modelo da atenção primária com a expansão da Estratégia de Saúde da Família em todas as Unidades Básicas de Saúde do DF). Esse projeto começou a ser desenvolvido no início de 2017, tomando como base a população estimada para 2016 no DF, com priorização da expansão de cobertura nas áreas de maior vulnerabilidade social
Quanto a enfermeiros e técnicos de enfermagem, não foi necessária a nomeação de novos profissionais. O quadro efetivo nas UBS superava a necessidade prevista para a cobertura de 70% da população: 723 enfermeiros e 1.595 técnicos de enfermagem com carga horária semanal de 40 horas. A partir do processo de conversão da atenção primária à saúde, por meio das portarias nº 77 (link aqui) e nº 78 (link aqui), ambas de 14/02/2017, e mediante adesão desses profissionais, foi possível compor 549 equipes até fevereiro/2018.

Quanto aos agentes comunitários de saúde, ainda não foi possível a realização de novas contratações devido à inexistência de concurso válido ou outra possibilidade legal. Tendo em vista controvérsias jurídicas, inclusive em nível federal, o GDF estuda possíveis alternativas para a contratação de agentes comunitários. Destaca-se, no entanto, que o cadastro de agentes comunitários de saúde, no sistema de informação do Ministério da Saúde, foi ampliado: de 868 em janeiro/2017 para 958 em janeiro/2018, o que somente foi possível com a reorganização das equipes
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Reformada a farmácia do Instituto Hospital de Base - IHBDF, obra concluída em novembro/2017.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Concluída e inaugurada, em 27/06/2018, a Construção da Unidade Básica de Saúde - UBS do Sol Nascente, na Q 500, em Ceilândia

A unidade abriga sete equipes de Saúde da Família e quatro de Saúde Bucal. São prestados serviços de atendimento médico, enfermagem, odontológico, vacinação, curativos, entrega de medicamentos, entre outros. Cobertura de atendimento de até 26.250 pessoas.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Seleção e contratação da alta gestão do Instituto Hospital de Base - IHBDF, ocorrida entre 11/01 e 13/03/2018, foi pautada em requisitos técnicos e comportamentais essenciais ao cumprimento dos objetivos estratégicos da instituição.

O diretor presidente teve currículo e apresentação profissional submetidos ao Conselho de Administração e ratificado pelo governador.

Toda a diretoria executiva teve requisitos apresentados, justificados e definidos para sua escolha, sendo unanimemente aprovada pelo Conselho de Administração.

Os superintendentes, todos profissionais alçados de empresas e instituições públicas e privadas, foram escolhidos pela diretoria executiva com base em sua experiência profissional, conhecimentos técnicos aplicados ao ambiente de saúde, vivência no ambiente público e privado, além de competências comportamentais, tais como liderança, gestão de equipes, organização e planejamento, comunicação e relacionamento interpessoal.

Os processos de seleção e contratação ocorreram com base em análise curricular e entrevista técnica e comportamental.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Criado o Complexo Regulador em Saúde do Distrito Federal - CRDF, por meio do Decreto nº 38.488/2017 (link aqui).

O objetivo do CRDF é regular o acesso aos serviços do SUS, o que significa prover, a partir da identificação da necessidade dos usuários, os recursos necessários para a assistência a sua saúde no tempo oportuno.

A Secretaria de Saúde regula atualmente 100% do acesso aos leitos de UTI neonatal, pediátrica e adulta por meio de uma central no complexo regulador. Essa central recebe a solicitação de vaga de UTI, a partir do médico assistente no hospital em que o paciente está sendo atendido, e sua equipe médica classifica o risco e a prioridade desse paciente, por meio de informações sobre suas condições clínicas, exames complementares e diagnóstico médico. A equipe de reguladores, então, procura na rede do SUS por vagas que atendam às necessidades do paciente. Identificada a vaga, o leito é reservado e disponibilizado ao hospital solicitante.

A Secretaria de Saúde também regula parcialmente as seguintes ações e serviços: urgências, exames de alta complexidade (tomografia computadorizada e ressonância magnética), algumas consultas especializadas, além dos procedimentos relacionados a transplantes.

As centrais para regulação de todos os leitos de internação, cirurgias programadas e consultas especializadas estão em processo de estruturação e brevemente estarão implantadas.

A plena implantação do CRDF, em 2018, prevê a regulação do acesso aos serviços especializados, a partir das Unidades Básicas de Saúde - UBS. Significa que, quando o usuário for atendido por uma equipe de saúde da família e o médico identificar a necessidade de encaminhamento do paciente para uma consulta ou exame especializados, deverá fazer a solicitação de encaminhamento na própria UBS, por meio de sistema informatizado. Os setores responsáveis pela regulação farão a análise de prioridade e o agendamento no serviço que dispuser daquele atendimento.

Esse sistema envolve a utilização de um registro único nos serviços de saúde do DF, ou seja, todos os profissionais de saúde têm acesso ao histórico de atendimentos dos cidadãos, facilitando o atendimento atual. A regulação é responsável pela relação entre os serviços, sejam agendamentos de consultas, exames e cirurgias, como também por transferências e encaminhamentos entre hospitais, Samu, UPA e UTI
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Construção do Bloco II do Hospital da Criança de Brasília José Alencar entregue em julho/2018. Abertura de 70 novos leitos, sendo iniciada a transferência dos pacientes do Instituto Hospital de Base do Distrito Federal em novembro/2018
  • O novo bloco conta com 202 leitos, sendo 60 de internação clínica, 60 de internação cirúrgica, 28 de internação oncológica, seis de internação para cuidados paliativos com antessala (individual), dez leitos de internação para transplantados e 38 de terapia intensiva, cinco salas de cirurgia de médio e grande portes - além de todas as estruturas de apoio e administrativas.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Reestruturada a Rede de Urgência e Emergência na Secretaria de Saúde (prontos-socorros hospitalares e Unidades de Pronto Atendimento), com a publicação das portarias nº 386, de 27/07/2017 (link aqui) e nº 408, de 03/08/2017 (link aqui), que estabelecem:
  • Os serviços de emergência da rede passam a acolher os usuários seguindo a classificação de risco, que define quem deve ser atendido antes e quem pode aguardar com segurança ou ser encaminhado para as unidades básicas de saúde. Dependendo do quadro, o usuário recebe uma pulseira de determinada cor, que varia de acordo com a gravidade do quadro, definindo a prioridade do atendimento.
  • O paciente que recorrer às Urgências e Emergências da rede pública de saúde para receber atendimento e for classificado como risco azul ou verde será encaminhado para a unidade básica de saúde - UBS mais próxima de sua residência.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Reformada a estrutura do Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal - Lacen, com atualização e implantação de diagnósticos, ensaios e análises, além de maior conforto aos servidores.

O Lacen participa de vários programas de Avaliação Externa da Qualidade - AEQ, nos quais tem obtido importantes certificações de proficiência, aumentando, assim, a qualidade e confiabilidade das análises e exames ali realizados
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Realizadas, entre 2016 e 2017, manutenções e reformas nas unidades de pronto atendimento - UPA de Ceilândia e de Sobradinho.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Processo de aquisição de 11 ambulâncias, a fim de completar a renovação de 100% da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu-DF, em andamento.

SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Inaugurada, em 06/07/2018, a Unidade Básica de Saúde - UBS na Quadra 02, Conjunto L, lote 05 da Região Administrativa, Paranoá Parque.

A unidade abriga seis equipes de Saúde da Família e três de Saúde Bucal. São prestados serviços de atendimento médico, enfermagem, odontológico, vacinação, curativos, entrega de medicamentos, entre outros. Cobertura de atendimento de até 6.000 pessoas.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE Inaugurada, em 17/12/2018, a Unidade Básica de Saúde - UBS nº 02 na Quadra 101, do Residencial Oeste, de São Sebastião.

A unidade abriga duas equipes de Saúde da Família. São prestados serviços de atendimento médico, enfermagem, vacinação, curativos, entrega de medicamentos, entre outros. Cobertura de atendimento de até 8.000 pessoas.
 
PORTAL GESTÃO 2015-2018 DO GOVERNO DE BRASÍLIA